Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Incêndio atinge residência no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul; veja vídeo
  • Polícia Civil prende cinco pessoas por crimes graves durante a Operação Alto Juruá
  • Golpista aluga carro e vende a pastor de Cruzeiro do Sul
  • Estrada da Variante é tomada por buracos e Dnit anuncia novo serviço em Cruzeiro do Sul
  • STF pode impedir juízes de multar pessoas em situação de rua no Acre
  • CGU aponta indícios de irregularidades em projetos financiados com recursos federais no Acre
  • MPF instaura procedimentos para acompanhar políticas públicas a indígenas no AC
  • Primeira etapa da nova maternidade de Rio Branco será entregue em março
  • Marcio Bittar é único senador do Acre a assinar PEC pelo fim da reeleição para presidente
  • Acre terá dois representantes na Copa Norte 2026 após sorteio da CBF
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, março 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Brasil

Exército ordena “tolerância zero” com aglomerações perto de quartéis

Por Redação Juruá em Tempo.1 de setembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Exército vai vetar aglomerações e atos próximos de unidades militares em meio ao julgamento do núcleo crucial do plano de golpe, que começa nesta terça-feira (2) no STF (Supremo Tribunal Federal).

Outro ponto de atenção são as manifestações convocadas para o 7 de setembro, que ocorrerá em meio à análise do caso na Primeira Turma da Corte.

A ordem repassada aos comandos de área é de tolerância zero com eventuais manifestações.

Além disso, o Comando Militar do Planalto (CMP) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal têm feito reuniões permanentes para discutir a segurança tanto durante o 7 de Setembro quanto ao longo do período do julgamento.

Em Brasília, os atos devem se concentrar na região da Torre de TV, distante das unidades militares e também da Praça dos Três Poderes

Sob reserva, oficiais avaliam que não haverá atos no entorno dos quartéis. Um dos motivos é o posicionamento do Alto Comando do Exército, apontado ao longo das investigações da trama golpista, de que rechaçou a ideia de um plano de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. A postura da cúpula desagrada apoiadores do ex-presidente.

O julgamento, porém, é sensível para as Forças Armadas pelo número de militares acusados de tentar dar um golpe de Estado. Ainda assim, oficiais repetem com frequência o discurso do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de que é “preciso separar o CPF do CNPJ”. Ou seja, punir maus militares e preservar as instituições.

Nesta primeira fase, serão julgados Bolsonaro, que é capitão do Exército; o tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama; e três generais de quatro estrelas: Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil). Além do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.

Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores de Bolsonaro se mantiveram na porta dos quartéis pedindo intervenção militar. Os acampamentos não foram desmobilizados. Em 8 de janeiro de 2023, grupos partiram de frente do Quartel-General em Brasília para atacar as sedes dos Três Poderes.

Integrantes da cúpula do Exército admitem que foi um “erro” ter permitido a permanência dos acampados, mas argumentam que o “ambiente político” da época, com Bolsonaro ainda no poder, impediu outra ação.

Por: CNN Brasil.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.