Início / Versão completa
Política

Flávio Dino é eleito presidente da 1ª Turma do STF e vai comandar fase final de processo contra Bolsonaro

Por redação. 23/09/2025 17:20
Publicidade

O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira, 23, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele sucede ao ministro Cristiano Zanin e tomará posse em 1º de outubro, com mandato de um ano à frente do colegiado.

Publicidade

A eleição ocorreu por votação simbólica e unânime, seguindo a tradição do tribunal de escolher o integrante mais antigo que ainda não tenha exercido a presidência da Turma.

Dino terá a missão de conduzir a fase final dos processos da tentativa de golpe de Estado, que envolvem a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete condenados do núcleo central.

Com a aprovação da ata do julgamento, começou a contar nesta terça-feira (23) o prazo de 60 dias para a publicação do acórdão. Só após essa etapa as defesas poderão apresentar recursos.

Publicidade

Além disso, caberá a Dino liderar os julgamentos dos demais núcleos envolvidos na trama, que envolvem militares, ex-integrantes do governo e aliados políticos de Bolsonaro.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.