Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Polícia identifica membros decepados encontrados no bairro Jardim Europa, em Rio Branco
  • Cruzeiro do Sul lança concurso da Rainha do Rodeio e cavalgada da Expoacre Juruá
  • Domingo será de tempo firme, sol entre nuvens e noite amena no Acre
  • Tenente da reserva dos Bombeiros morre após sofrer choque elétrico
  • Incêndio em resort de luxo deixa uma turista morta e força evacuação
  • Mortes de bebês por síndromes respiratórias dobram e atingem maior patamar dos últimos anos no Acre
  • Membros humanos são encontrados em área de mata no Jardim Europa; polícia investiga possível ligação com homem desaparecido
  • Empresário Lindemberg do Citolab fala sobre trajetória de vida e decisão de disputar mandato nas eleições de 2026
  • Motociclista morre após acidente na Ladeira do Bode, em Cruzeiro do Sul
  • Jovem de 18 anos morre após colidir moto contra poste em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, junho 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Aiatolá diz que Trump está ‘sonhando’ se acredita que destruiu instalações nucleares

Por Redação Juruá em Tempo.20 de outubro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta segunda-feira (20) ao presidente dos Estados Unidos que ele está “sonhando” se acredita que os Estados Unidos destruíram as instalações nucleares da República Islâmica com seus ataques aéreos em junho.

“Tudo bem, continue sonhando!”, declarou o líder iraniano em comentários publicados em seu site, referindo-se às várias declarações de Trump afirmando que o programa nuclear iraniano foi “totalmente destruído” nos bombardeios.

Em 22 de junho, os Estados Unidos bombardearam a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordo, ao sul de Teerã, e as instalações nucleares de Isfahan e Natanz, no centro do país.

Mas nunca foi especificada a magnitude dos danos.

Trump, no entanto, insistiu repetidamente que as instalações foram “totalmente destruídas”.

“Lançamos 14 bombas sobre as principais instalações nucleares. Como disse no início, elas foram aniquiladas e isso está confirmado”, insistiu Trump na segunda-feira passada no discurso que fez no Parlamento israelense.

No domingo, o mandatário disse à emissora Fox News que o Irã “não é mais o valentão do Oriente Médio” porque sua capacidade nuclear foi “destruída”.

Em um encontro com atletas nesta segunda-feira em Teerã, Khamenei questionou “o que importa aos Estados Unidos que o Irã possua uma indústria nuclear?”.

“Quem é você para dizer o que um país pode ou não ter se possuir uma indústria nuclear?”, acrescentou, dirigindo-se a Trump.

O Irã e os Estados Unidos estão em confronto desde a Revolução Islâmica e a captura de reféns na embaixada americana em 1979.

Em 2015, o Irã assinou um acordo que restringia seu programa nuclear a fins civis com Alemanha, China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia, mas os Estados Unidos o abandonaram em 2018, durante o primeiro mandato de Trump.

No entanto, os Estados Unidos retomaram negociações sobre o programa nuclear com o Irã em abril, mas estas fracassaram quando Israel lançou, em 13 de junho, um ataque surpresa contra a República Islâmica, provocando uma guerra que durou 12 dias.

Os Estados Unidos posteriormente se juntaram aos ataques israelenses e o Irã respondeu disparando mísseis e enviando drones ao território israelense.

O acordo nuclear iraniano expirou formalmente no sábado.

Por: AFP.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.