Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Com avanço potencial para 231 mil toneladas, Acre desponta nacionalmente com projeção de crescimento na produção de grãos

Por Redação Juruá em Tempo.16 de outubro de 20254 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre entrou no radar nacional como destaque na projeção de crescimento da safra de grãos para o ciclo 2025/2026. Segundo o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira, 14, o estado deve registrar um aumento de 9,1% na produção, saltando de 211,7 mil toneladas em 2024/2025 para 231 mil toneladas no próximo período (2025/26).

No estado, as projeções indicam também aumento na produtividade por hectare, que poderá passar de 3.082 quilos por hectare para 3.143 quilos, um aumento de 2%. Foto: Diego Gurgel/Secom

Esse avanço é impulsionado por uma série de investimentos estratégicos realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). A pasta atribui o crescimento ao fortalecimento das cadeias produtivas e à ampliação de incentivos técnicos e estruturais, promovidos sob a gestão do governador Gladson Camelí, que têm permitido aos produtores rurais expandirem suas áreas de cultivo e aumentarem a produtividade.

No estado, as projeções indicam também aumento na produtividade por hectare, que poderá passar de 3.082 quilos por hectare para 3.143 quilos, um aumento de 2%. As estimativas também indicam crescimento na área destinada à produção de grãos no Acre, de 68,7 mil hectares em 24/25 para 73,5 mil hectares em 25/26: 7%.

No detalhamento por tipo de produto, destacam-se no Acre a soja e o milho. A produção de soja tem estimativa de saltar de 64,3 mil toneladas para 76,1 mil na safra 25/26, uma variação de 18,4%. No caso do milho, a projeção é de aumento de 139,7 mil toneladas para 147,1 mil toneladas, ampliação de 5,3%.

 

“O crescimento da produção agrícola no Acre é resultado de um trabalho sério e contínuo. Nosso governo tem investido fortemente na zona rural, com ações que vão desde a mecanização agrícola até a distribuição de insumos como calcário, sempre pensando na sustentabilidade e na valorização do produtor. Mas esses investimentos não param no campo, eles geram impacto direto na zona urbana, com mais empregos, mais circulação de renda e mais alimentos na mesa da população. Estamos construindo um Acre que cresce de dentro para fora, com raízes fortes no campo e frutos que chegam à cidade”, destacou o governador Gladson Camelí.

No detalhamento por tipo de produto, destacam-se no Acre a soja e o milho. Foto: Marcos Vicentti/Secom

 

Ações de impacto

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, José Luis Tchê, esse crescimento é resultado de uma série de ações estratégicas implementadas pelo governo.

“Um dos pontos que merece destaque é a manutenção dos silos pertencentes ao governo do Estado. Eles são essenciais para o armazenamento adequado dos grãos, garantindo qualidade e permitindo que o produtor possa vender no momento mais oportuno”, destaca.

Outro aspecto ressaltado por Tchê é o apoio à mecanização agrícola, especialmente nas pequenas propriedades, onde muitas vezes não há acesso a maquinário.

“A Seagri tem disponibilizado equipamentos para o preparo do solo, plantio e colheita. Isso tem viabilizado a implementação dessas culturas, principalmente o milho, em áreas que antes não tinham condições técnicas para produzir.”

Por fim, o secretário destacou a distribuição de calcário como uma das ações mais relevantes para a recuperação de áreas degradadas, por meio do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). “Com o uso do calcário, o produtor consegue recuperar o solo, plantar o milho e, em seguida, introduzir a pecuária na área revitalizada. É uma estratégia que fortalece a sustentabilidade e a produtividade no campo.”

Governador destacou avanços importantes na zona rural. Foto: José Caminha/Secom

Dados nacionais

O primeiro levantamento da safra de grãos 2025/26 da Conab indica novo ciclo de crescimento para a agricultura nacional. A produção total está estimada em 354,7 milhões de toneladas de grãos, aumento de 0,8% em relação ao volume colhido no ciclo anterior, que foi o maior da série histórica, com 350,2 milhões de toneladas. A área a ser semeada também deve crescer 3,3%, e chegar a 84,4 milhões de hectares.

Leia também:

 

  • Café no Acre tem segunda maior alta na produção agrícola e deve chegar a 5,3 mil toneladas na projeção de setembro, aponta IBGE
Por: Tácita Muniz.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.