Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, dezembro 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Saúde reforça alerta sobre intoxicação por metanol e atualiza protocolo de atendimento

Por Redação Jurua em Tempo11 de outubro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nova nota técnica orienta profissionais sobre identificação de casos e agiliza comunicação com autoridades de vigilância

O Ministério da Saúde divulgou na sexta-feira (10/10) novas orientações para profissionais da área sobre como proceder diante de casos suspeitos de intoxicação por metanol. A nota técnica apresenta critérios mais objetivos para identificar os pacientes e determina que a notificação deve ser feita de forma imediata aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), tanto nos estados quanto em nível nacional.

A iniciativa foi adotada após o aumento de registros em diferentes regiões, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas com suspeita de adulteração. Os sintomas aparecem entre seis e 72 horas após a ingestão e incluem enjoo, vômitos, dor na barriga, tontura, confusão mental e alterações na visão. Nesses casos, o ministério orienta que a pessoa procure atendimento o mais rápido possível.

Para reforçar o tratamento, o governo distribuiu 2.500 unidades do antídoto fomepizol e mais de 1.400 frascos de etanol farmacêutico, ambos utilizados para combater os efeitos da substância tóxica.

Região Norte

No Norte, há duas suspeitas em investigação em territórios diferentes. Para garantir atendimento adequado, o Acre recebeu 16 doses de fomepizol e 30 frascos de etanol farmacêutico. Rondônia também foi contemplado com 16 unidades do medicamento. A medida busca preparar os estados para atender possíveis casos, mesmo antes da confirmação.

Situação nacional

Em todo o Brasil, foram registradas até agora 259 notificações de intoxicação por metanol. Desse total, 24 foram confirmadas, 235 estão em análise e 145 foram descartadas.

Os casos confirmados estão concentrados em São Paulo, com 20 ocorrências, seguido por Paraná, com três, e Rio Grande do Sul, com uma. Outros estados com suspeitas em investigação incluem Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, além dos dois estados do Norte.

Para agilizar os diagnósticos, o MS ampliou a capacidade de testes com apoio do laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que passou a realizar até 190 exames por dia. Nas unidades federativas que não possuem estrutura própria, as amostras devem ser enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), responsável por encaminhar o material ao CIATox-Campinas.

A recomendação do ministério é evitar o consumo de bebidas de origem desconhecida e ficar atento aos sinais de intoxicação. Em caso de suspeita, é fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo.

Folha do Acre

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.