O governo acreano oficializou, nesta terça-feira (25), o cronograma de convocação dos mais de 3 mil aprovados no maior concurso já realizado para a área da Educação no estado. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli ao lado do secretário de Educação, Aberson Carvalho, durante coletiva.
Por conta do grande volume de selecionados, o chamamento será dividido em cinco etapas. A primeira lista está prevista para 5 de dezembro e inclui docentes de artes, biologia, educação física, física, geografia e história. No dia 26 do mesmo mês, será a vez dos profissionais de língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa e matemática. Em 16 de janeiro ocorre a terceira fase, voltada para as áreas de química e sociologia. Já o apoio administrativo será chamado em 30 de janeiro. A última etapa, marcada para 27 de fevereiro, contemplará profissionais de braille, educação especial e libras.
Ao comentar o início das convocações, Cameli afirmou tratar-se do cumprimento de compromissos assumidos anteriormente.
“Estamos aqui fazendo o que sempre prometi, que é cuidar da educação, zelar pelos nossos serviços, cuidar dos nossos servidores. Dei essa ordem ao Aberson, para que cumpra tudo aquilo que prometemos desde o início”, declarou.
Carvalho reforçou que a divisão em fases ocorre devido às exigências operacionais do processo.
“Foi estabelecido em cinco etapas, cinco fases, como o nosso líder colocou agora, em virtude da nossa logística, porque é para todo o Estado, é o maior concurso da história, foram mais de 52 mil inscritos, são 3 mil que terão contratos efetivos, isso é uma marca histórica para o Acre e para a região norte, como em si, e em virtude disso, em virtude de laboratórios, em virtude da nossa capacidade da junta médica, se estabeleceu cinco datas de convocação, começando no dia 5/12, a primeira convocação de 700 servidores, e posterior, no dia 27/2, a última convocação, que é o pessoal da educação especial”, explicou.
O secretário também detalhou como a organização interna influencia no cronograma.
“Você faz o ensalamento primeiro na matrícula, depois você lota o professor para esse aluno que necessita de um acompanhamento especializado. Nesse sentido, durante esses dois meses, nós vamos estar fazendo essas convocações a cada 20 dias para poder dar resposta e os 3 mil serem convocados já de forma direta”, acrescentou.
Ele ainda destacou que a entrada dos novos efetivos vai reduzir o número de temporários na rede.
“Nós temos hoje mais de 9 mil professores temporários. Infelizmente, para você convocar efetivo, você precisa tirar o temporário. Isso é uma fase que nós vamos passar, mas a gente está falando de servidor público, contrato efetivo, numa perspectiva de melhoria da qualidade da educação, visto que esse professor ficará com a gente aí nos próximos 15, 20, 30 anos”, afirmou.
Segundo o governo, a medida terá impacto anual de aproximadamente R$ 269 milhões nas contas públicas.

