Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Brasil já tem data e horário para voltar a campo; veja quando será o próximo jogo da Seleção
  • Senac abre seleção com vagas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul; salários chegam a R$ 6,3 mil
  • Menino morre de raiva após contato com morcego sem mordida aparente
  • Ucrânia volta a atacar refinarias russas, e Putin admite escassez de combustível pela primeira vez
  • Fóssil esquecido por 40 anos em gaveta é identificado como primeiro osso de dinossauro encontrado na Antártida
  • Desviar o olhar enquanto se fala nem sempre é sinal de timidez: a psicologia explica por que o cérebro faz isso sem que você perceba
  • Noruega de Halland, Harry Kane e Messi: após vitória contra o Japão, veja os perigos no caminho do Brasil até a final da Copa
  • Autor do gol do Japão contra o Brasil já foi preso por acusação de estupro e recebeu ‘perdão’ de treinador
  • Brasil reage contra o Japão e encerra jejum de 24 anos de viradas mata-matas de Copa do Mundo
  • Maioria dos brasileiros não consegue citar nomes de deputados federais ou senadores em exercício
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, junho 29
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

TSE começa julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Por Redação Juruá em Tempo.4 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai começar nesta terça-feira (4) o julgamento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em ação movida pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) sobre abuso de poder econômico.

O resultado do caso pode cassar o mandato do governador fluminense.

Além de Castro, outros nomes da cúpula política do Rio também são investigados no processo, incluindo o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Rodrigo Bacellar (União).

A ação envolve um total de 12 investigados, entre eles Danielle Christian Ribeiro Barros, ex-secretária estadual, e diversos parlamentares e figuras ligadas ao governo estadual.

O MPE aponta possíveis irregularidades eleitorais que teriam ocorrido durante o pleito de 2022.

Segundo as investigações, Castro e Bacellar teriam criado 27 mil cargos “fantasmas” para empregar cabos eleitorais que garantiram a reeleição do governador no pleito de 2022.

No julgamento, a defesa de Cláudio Castro será conduzida por um grupo de advogados especializados em direito eleitoral, que devem apresentar argumentos para contestar as acusações do Ministério Público.

O processo relatado pela ministra Isabel Gallotti, que tem perfil técnico e costuma ser rigorosa nos julgamentos. A sessão no TSE está prevista para começar às 19h. Caso haja pedido de vista, a análise é suspensa por 30 dias.

No começo do ano, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu contra a cassação do governador.

O julgamento ocorre em meio a grande repercussão da megaoperação policial que deixou 121 pessoas mortas nos Complexos da Penha e do Alemão. A ação foi planejada e executada pelas forças policiais do governo do Rio, sob a liderança de Castro.

Na segunda-feira (3), em um relatório com esclarecimentos sobre a operação encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal), o governador afirmou que a ação seguiu princípios constitucionais e as regras da chamada ADPF das Favelas.

Por: CNN Brasil.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.