Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Grave! Operação resgata 44 indígenas em condições análogas à escravidão
  • Após acusação de comentário racista em chat de debate da Ufac, professora se retrata: “Fui infeliz”
  • Bolsonaro segue na UTI e apresenta piora na função renal, diz boletim médico
  • Alerta INMET chuva: Tempestade atinge 4 estados hoje (14)
  • PM intensifica combate ao tráfico e apreende mais de 2 kg de cocaína em Cruzeiro do Sul
  • Deracre discute convênio com Exército para concluir pista em Santa Rosa
  • Reajuste no diesel entra em vigor neste sábado após anúncio da Petrobras
  • Sábado no Acre terá calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras; máximas chegam a 34°C
  • Em sete dias, operação ambiental aplica mais de R$ 3 milhões em multas por desmatamento no Acre
  • Imposto de Renda 2026: Prazo começa segunda; veja regras (16)
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, março 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Maioria dos brasileiros discorda de Lula em relação à ação dos EUA na Venezuela

Por Redação Juruá em Tempo.14 de janeiro de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A maioria dos brasileiros (57%) discorda da opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a ação dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. A posição oficial do governo brasileiro é de condenar veementemente as ações militares.

Os dados da pesquisa Latam-Wide, da AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira, dia 14, ainda mostram que 42% dos brasileiros concordaram com o posicionamento de Lula, que afirmou que o ataque tinha ultrapassado uma linha inaceitável e que cobrou uma resposta da ONU (Organização das Nações Unidas). 2% dos brasileiros ouvidos pelo estudo não souberam dar sua opinião sobre a situação.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional. Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, disse Lula, por meio das redes sociais.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz. A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação“, afirmou o presidente brasileiro após a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, ocorrida em 3 de janeiro de 2026.

Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 58% das pessoas aprovam a atitude dos Estados Unidos. O país diz combater o “narcoterrorismo” na área e fazer cumprir mandados. Porém, 41% desaprovam e 1% dos brasileiros não souberam responder.

Quando o estudo analisa a população latina de uma forma geral, 60,1% da população aprova a captura de Maduro. No entanto, 34,9% das pessoas desaprovam a ação do governo de Donald Trump e 5% não souberam responder ao questionamento. Entre os venezuelanos, a situação muda um pouco: 57,7% deles aprovam a ação, 20,9% desaprovam e 21,4% não souberam responder.

Quando apenas aqueles que moram na Venezuela foram considerados, é possível observar que 46,7% deles aprovam a captura de Maduro, enquanto 25,4% desaprovam e 27,9% não têm opinião formada sobre a situação. Para os venezuelanos que deixaram o país, a maioria absoluta é a favor: 90,8%. Aqueles que desaprovam somam 6,3% e a aqueles que não souberam responder representam 2,9%.

O levantamento foi feito entre os dias 5 e 11 de janeiro. Ao todo, a pesquisa ouviu 11.285 pessoas, sendo 1.539 respondentes na Venezuela e 9.746 no resto de América Latina e latinos nos EUA e no Canadá. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e de dois pontos percentuais para mais ou para menos na área da Venezuela. O nível de confiança é de 95%.

Por: Isto É.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.