O Rio Juruá chegou ao nível de alerta em Cruzeiro do Sul na manhã desta quinta-feira (15). Na aferição realizada às 7h, o manancial marcou 11,86 metros, ultrapassando a marca de atenção, que é de 11,80 metros. Mesmo com a elevação, não há registro de casas atingidas pela água no município.
A Defesa Civil informou que o cenário é monitorado continuamente. Apesar de o rio estar acima do limite de alerta, a cota atual ainda não provoca a retirada de moradores, mas mantém os órgãos de apoio em estado de vigilância para agir rapidamente, se necessário.
Conforme os técnicos, na região de nascente do Juruá, no Peru, as águas apresentam tendência de queda, o que ajuda na estabilidade em Cruzeiro do Sul. Até momento, nenhuma família precisou deixar sua residência por causa da cheia.
A Defesa Civil também registrou apenas um caso isolado de desmoronamento em área ribeirinha, sem ligação direta com o aumento do nível do rio. O município possui um Plano de Contingência pronto para ser executado em caso de agravamento, incluindo o uso de escolas e, durante o período letivo, do ginásio Alailton Negreiros como abrigos provisórios.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que atua em parceria com a Defesa Civil no atendimento de ocorrências envolvendo alagamentos e riscos à população.

