Wagner Moura fez história nesta quinta-feira, 22, ao se tornar o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em “O Agente Secreto”. Além da categoria de atuação, o longa também concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. A cerimônia para entrega das estatuetas acontece em 15 de março, em Los Angeles (EUA).
O atro repete o feito de Fernanda Torres, que foi indicada à Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, no Oscar 2025. No ano passado, o longa de Walter Salles conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional.
Expectativa para Wagner Moura
O artista já havia alcançado um marco histórico ao vencer a categoria de Melhor Ator em Filme Dramático por sua atuação em “O Agente Secreto”. Ele é o primeiro brasileiro a receber a estatueta. O longa acompanha Moura no papel de um professor que se muda de estado na tentativa de recomeçar a vida. Mais tarde, ele descobre que está jurado de morte e que não pode confiar nem mesmo em seus vizinhos.
Apesar da expectativa brasileira para que Moura desbanque Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Leonardo DiCaprio (“Uma batalha após a outra”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”), a revista norte-americana “Variety” aposta que o baiano pode perder a estatueta para o veterano Ethan Hawke, protagonista de “Blue Moon”.

