O Rio Juruá apresentou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, um novo indicativo de estabilização em Cruzeiro do Sul. O nível das águas marcou 13,56 metros, apenas dois centímetros acima da medição realizada às 18h da segunda-feira, quando estava em 13,54 metros. Apesar da cheia, que já atinge cerca de 6.600 pessoas em 11 bairros, 12 comunidades rurais e três vilas do município, não houve necessidade de retirada de famílias de suas casas.
A situação, no entanto, tem exigido medidas preventivas. A distribuidora de energia elétrica Energisa informou que interrompeu o fornecimento para 17 clientes, a maioria localizada na zona rural, como forma de garantir a segurança da população. A empresa destacou que o monitoramento está sendo realizado de forma contínua em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mas não especificou em quais ramais houve desligamento.
Esta é a segunda vez em 2026 que o Juruá ultrapassa a cota de transbordamento, fixada em 13 metros para Cruzeiro do Sul. O cenário reforça a preocupação das autoridades locais com a frequência das cheias e seus impactos sobre comunidades urbanas e rurais.

