Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Morador de Sena Madureira relata espera de quase 10 anos por cirurgia no joelho
  • Violência contra a mulher dispara no Acre e maioria das denúncias parte das vítimas
  • El Niño faz Acre entrar em alerta para seca extrema, queimadas e rios em níveis críticos
  • Em Cruzeiro do Sul, homem não aceita separação e ameaça ex com “castigo de facção”
  • Briga com pá entre homem e mulher assusta comerciantes no interior do Acre; veja vídeo
  • Vice-prefeito de Assis Brasil, Reginaldo Martins morre aos 61 anos após complicações de infarto
  • Senac Acre abre mil vagas para cursos gratuitos online em áreas como gestão, marketing e RH
  • Fim de semana no Acre terá noites frias, tempo firme e temperaturas de até 15ºC
  • Casal é preso no Acre após exigir dinheiro para devolver moto furtada e ameaçar vítima
  • Mais de 80 mil acreanos já entregaram declaração do Imposto de Renda 2026; prazo termina em 30 de maio
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, maio 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre amplia oferta de melancia, mas segue com participação nacional tímida

Por Redação Juruá em Tempo.26 de março de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O mercado de melancia nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) apresentou comportamento distinto em fevereiro de 2026, com destaque para o Acre, onde houve forte aumento na oferta, contrastando com a tendência nacional de queda no volume comercializado.

Na média geral das Ceasas analisadas, os preços registraram leve recuo de 3,72%, enquanto a oferta diminuiu na maioria dos entrepostos atacadistas do país. Praças importantes como Belo Horizonte (-19%), Rio de Janeiro (-16%) e Curitiba (-24%) enfrentaram redução significativa no volume disponível. Em sentido oposto, a Ceasa de Rio Branco apresentou crescimento expressivo de 92% na oferta, impulsionado principalmente pelo aumento da produção local.

Apesar desse avanço, o Acre ainda ocupa uma posição modesta no cenário nacional. O volume total ofertado pelo estado foi de apenas 27 mil quilos, número bastante inferior ao registrado por grandes produtores como Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás. Somente o estado gaúcho respondeu por mais de 13 milhões de quilos comercializados, evidenciando a concentração da produção em outras regiões do país.

O cenário nacional foi influenciado pela menor produção em estados estratégicos. Na Bahia, por exemplo, houve redução de 7% na oferta ao longo do mês, devido ao atraso no início da segunda etapa da safra. Em Goiás, o excesso de chuvas prejudicou o plantio, especialmente em regiões como Ceres, impactando o volume disponível. Já em São Paulo, a colheita mais intensa da safrinha ficou concentrada para março, contribuindo para a retração momentânea da oferta.

Por outro lado, as condições climáticas favoreceram a qualidade das melancias em diversas regiões, com chuvas pontuais contribuindo para o bom desenvolvimento das frutas. No Rio Grande do Sul, principal fornecedor nos últimos meses, a produção cresceu, mas enfrentou desafios relacionados à qualidade e ao aumento dos custos, devido ao excesso de umidade e à maior incidência de doenças.

No Acre, o aumento da oferta em fevereiro pode representar uma oportunidade de fortalecimento da produção local, especialmente no abastecimento regional. No entanto, os números ainda mostram que o estado tem participação bastante limitada no mercado nacional, dependendo fortemente de outras regiões para suprir a demanda.

Para março, a tendência é de maior equilíbrio entre oferta e demanda, com possibilidade de alta nos preços em algumas praças, diante da redução da colheita no Sul e das oscilações climáticas em outras regiões produtoras. Nesse contexto, o desempenho local pode ganhar relevância, principalmente em mercados mais próximos, como o de Rio Branco.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.