Apesar de registrar a menor variação no preço do diesel entre os estados brasileiros, o Acre continua liderando o ranking nacional do combustível mais caro. É o que revela levantamento divulgado pelo Monitor de Preços de Combustíveis da Veloe, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente às duas primeiras semanas de março.
De acordo com os dados, o estado acreano teve aumento de apenas 0,8% no período, o menor índice do país. Em contraste, a média nacional avançou 11%, com unidades da federação registrando altas expressivas, como Tocantins (24,7%), Goiás (19,9%) e Bahia (15,8%).
Mesmo com a variação tímida, o Acre já partia de um patamar elevado e segue com o diesel mais caro do Brasil, atingindo R$ 7,89 por litro. Enquanto isso, estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentaram aumentos mais modestos, 4,4% e 4,0%, respectivamente, mas ainda assim superiores ao registrado no Acre.
O levantamento também indica que a tendência de alta nos preços do diesel deve continuar ao longo de março. Em análises diárias mais recentes, a média nacional já alcança cerca de R$ 7,47.

