Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Filha de Che Guevara cita temor de invasão dos EUA e defende democracia em Cuba
  • Polícia suspeita de acerto de contas em morte de acreanos na Bolívia
  • Adolescente de 16 anos morre após levar choque
  • Prefeitura no interior do Acre lança edital cultural com apoio de até R$ 5 mil
  • Mailza Assis anuncia prêmio de valorização para quase 6 mil servidores; veja
  • Nova erosão às margens do Rio Juruá atinge famílias no interior
  • Reconhecimento por foto faz TJ absolver homem condenado a mais de 10 anos em Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, homem é detido após agredir morador e atacar policiais
  • Polícia prende último suspeito de quadrilha de roubos no Juruá
  • Marcha para Jesus 2026 terá show de Thalles Roberto, em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, maio 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Amostras do Acre para investigação de gripe aviária resultaram negativas

Por Redação Juruá em Tempo.15 de maio de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Os laboratórios federais de Defesa Agropecuária do Pará, sediado em Belém, e de São Paulo, sediado em Campinas, apresentaram os resultados das amostras dos estabelecimentos comerciais do Acre que estavam sendo investigados preventivamente para identificar casos de gripe aviária. Por enquanto, todos resultaram negativos.

“O estudo tem como objetivo fortalecer a vigilância para Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Até o momento, todos os resultados obtidos foram negativos”, afirmou a chefe do Departamento Tático de Ações Animais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Carolina Barquete.

A região do Vale do Alto Rio Acre é considerada estratégica pelas autoridades em sanidade animal porque é roteiro do itinerário de aves migratórias. A região tem “relevante interesse epidemiológico”. O agravante de a região possuir empreendimentos de avicultura exige maior atenção ainda por parte dos técnicos e médicos veterinários do Idaf.

Para melhorar a vigilância em regiões semelhantes ao Alto Rio Acre em todo o país, o Mapa instituiu o Estudo Epidemiológico 2025–2026. Ele é dividido em dois componentes: estabelecimentos comerciais e criatórios de subsistência. O estudo teve início em novembro de 2025 e seguirá até junho de 2026. Foi o resultado parcial desse estudo em relação ao Acre que os laboratórios de Belém e Campinas anunciaram.

“No Acre, foram selecionados municípios considerados estratégicos para os setores epidemiológicos do Alto Acre, Vale do Juruá e Baixo Acre, incluindo Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Rio Branco e Senador Guiomard. As colheitas das amostras tiveram início em dezembro de 2025 e atualmente já se encontram em fase final de coleta e envio”, pontua Barquete.

Há exatamente um ano, o país era embargado por vários países que compram frango brasileiro, em função do caso confirmado de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. Com um sistema de defesa robusto, o Mapa deu início a um trabalho de monitoramento em todo o país.

Por: AC24agro.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.