Cruzeiro do Sul vai contar com 100 novos contêineres para armazenamento de lixo. A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira, 25, a distribuição dos novos reservatórios em diversos pontos da cidade.
A iniciativa integra as atividades desenvolvidas pela gestão municipal no mês do meio ambiente e tem como objetivo oferecer melhores condições para o descarte correto do lixo, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e saudável. Segundo o prefeito Zequinha Lima, a medida reforça o trabalho permanente realizado pelas equipes de limpeza urbana e a coleta de resíduos.
“Queremos uma cidade cada vez mais limpa e bonita. Estamos no período de verão e a ideia é intensificar ainda mais os trabalhos. É importante que todos colaborem para que possamos ter uma cidade cada vez mais limpa”, destacou Zequinha Lima.
O secretário municipal de Obras, Carlos Alves, diz que vários contêineres serão trocados e outros instalados em locais onde não há nenhum reservatório. “Estamos incluindo áreas que precisam de substituição dos equipamentos antigos e locais que ainda não possuem esse serviço. É um trabalho importante determinado pelo prefeito e que já começa a ser executado imediatamente”, ressaltou.
Segundo ele a coleta de lixo no município é realizada diariamente, inclusive durante a noite, finais de semana e feriados.“A coleta é contínua, mas infelizmente ainda enfrentamos situações em que parte da população não colabora, deixando resíduos fora dos contêineres, sobre as tampas ou ao redor das caixas, o que dificulta o trabalho das equipes de limpeza”, explicou.
Conscientização sobre o descarte correto do lixo
A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, enfatizou que a instalação dos contêineres precisa ser acompanhada da conscientização da população sobre a forma adequada de acondicionar os resíduos.

“Esses contêineres são pontos de apoio para o descarte do lixo e não pontos de descarte irregular. Muitas vezes as pessoas colocam os resíduos de forma inadequada, sem fechar corretamente as sacolas ou até mesmo deixam o lixo fora das caixas. Isso facilita a ação de animais, espalha resíduos pelas vias públicas e contribui para a proliferação de ratos, urubus e outros problemas que afetam a saúde pública”, explicou.
“A gestão municipal tem uma grande preocupação com o descarte correto dos resíduos. O lixo espalhado pelas ruas gera impactos visuais, riscos de acidentes e problemas de saúde pública. Todos têm direito a um ambiente limpo e saudável, mas também têm o dever e a responsabilidade de contribuir para a sua preservação. O poder público está fazendo sua parte, mas a participação da população é fundamental para manter nossa cidade limpa”, concluiu Edna Fonseca.

