Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Servidor da Secretaria de Agricultura morre após caminhão oficial tombar na BR-364
  • Influenciadora brasileira morre após cair do 27º andar de prédio em Dubai
  • Homem é preso após atacar proprietária e funcionário com gasolina em posto de combustíveis
  • Homem é morto com facadas e pedradas em ataque violento durante a madrugada
  • Autoridades de saúde alertam para avanço acelerado do ebola no Congo
  • Campeão brasileiro de muay thai morre após acidente de moto
  • Acidente na BR-364: colisão entre caminhões mobiliza equipes de resgate
  • Pai que chutou filha teria agredido enteado com cinto ou pedaço de pau
  • Plataforma do SUS oferece tratamento ao vício em bets e outros jogos de azar
  • El Niño forte coloca Acre em alerta para estiagem e aumento das queimadas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, julho 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

El Niño pode ficar entre os mais fortes da história até o fim do ano

Por Redação Juruá em Tempo.10 de julho de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O El Niño deve ganhar força até o fim do ano, com 97% de probabilidade de persistir até o início da primavera de 2027 no hemisfério norte, informou nesta quinta-feira o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos.

Segundo o órgão, há 81% de probabilidade de ocorrência de um El Niño muito forte entre outubro e dezembro, o que colocaria o fenômeno entre os mais intensos já registrados desde o início da série histórica, em 1950.

O El Niño é um fenômeno natural que ocorre quando o enfraquecimento dos ventos alísios permite o acúmulo de águas mais quentes nas porções central e leste do Pacífico equatorial. Em geral, isso eleva as temperaturas globais e altera padrões climáticos, provocando seca em algumas regiões e chuvas intensas em outras.

De acordo com Donald Keeney, meteorologista agrícola da Vaisala Weather, o El Niño costuma trazer condições mais frias e úmidas ao Meio-Oeste dos Estados Unidos no fim do verão, cenário favorável para milho e soja em fases reprodutivas sensíveis à umidade e que aumenta a chance de maior rendimento e produção dessas culturas.

Na China, a agência estatal Xinhua, citando previsões do Centro Nacional de Clima, informou que um El Niño do Pacífico Oriental, com intensidade entre forte e muito forte, pode se formar entre este verão e o outono, elevando o risco de eventos extremos, como inundações e ondas de calor, neste ano e no próximo.

Keeney afirmou ainda que os episódios de El Niño costumam enfraquecer a temporada de monções na Índia. Atualmente, segundo ele, as chuvas de monção estão 40% abaixo da média de longo prazo, o que deve trazer efeitos negativos para as culturas de verão no país.

Também na Índia, a expectativa é de chuvas abaixo da média nas regiões oeste e sul nas próximas duas semanas, de acordo com dois altos funcionários do serviço meteorológico. Esse cenário pode atrasar o plantio de algodão, soja e milho.

Na semana passada, a agência meteorológica da ONU elevou sua projeção para o rápido surgimento de um forte El Niño nos próximos meses e alertou que o fenômeno deve pressionar ainda mais as temperaturas globais.

Por: Reuters.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.