Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Cruzeirense Matheus Silva disputa Troféu Brasil de Atletismo em busca de colocar o Acre no pódio
  • Projeto da ponte de Rodrigues Alves entra em nova fase com estudos técnicos em campo
  • Projeto da ponte entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves avança e obra deve ser licitada após conclusão
  • Pedro Longo preside sessão extraordinária que aprovou isenção do IPVA durante a Expoacre
  • DNIT intensifica serviços na BR-364 e prevê concluir melhorias em agosto
  • Publicação – Licença Operacional
  • Estelionatos crescem 12% no Acre e estado registra mais de 17 golpes por dia
  • MPF e MPAC cobram volta do Ibama a Feijó para frear avanço do desmatamento e das queimadas
  • Lideranças Ashaninka vão a Brasília cobrar ação contra o avanço do narcotráfico na fronteira, após invasão armada em TI do Acre
  • OpenAI diz que sua IA fez ataque hacker por conta própria: “Sem precedentes”
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, julho 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Estelionatos crescem 12% no Acre e estado registra mais de 17 golpes por dia

Por Redação Juruá em Tempo.23 de julho de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Os golpes aplicados contra moradores do Acre ficaram mais frequentes em 2025. Dados do 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostram que o estado registrou 6.370 ocorrências de estelionato e fraude no ano passado, um aumento de 12% em relação a 2024. Na prática, foram mais de 17 registros por dia.

O levantamento aponta que o crescimento está diretamente ligado ao avanço das fraudes praticadas por meios eletrônicos, impulsionadas pela popularização dos aplicativos bancários e das transferências instantâneas via Pix.

No Acre, os casos de estelionato cometido por meio eletrônico cresceram mais de 87% em um ano, ultrapassando 400 ocorrências. Com isso, a taxa geral de estelionatos no estado chegou a 723,3 casos por 100 mil habitantes.

O cenário segue uma tendência nacional. Em todo o Brasil, os registros de estelionato cresceram 429% desde 2018 e ultrapassaram 2,2 milhões de ocorrências em 2025, tornando esse o crime patrimonial mais registrado no país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Golpes mais comuns

Entre as modalidades mais frequentes está o chamado golpe do falso parente, em que criminosos usam aplicativos de mensagens para se passar por familiares e solicitar transferências via Pix.

Também aparecem entre os golpes mais recorrentes as fraudes envolvendo anúncios falsos de compra e venda de veículos e imóveis, falsas centrais de atendimento bancário e falsas ofertas de empréstimos consignados.

No Acre, as forças de segurança também identificam o chamado golpe da facção, em que criminosos entram em contato com moradores e comerciantes, afirmam integrar organizações criminosas e exigem pagamentos mediante ameaças.

Investigações mais complexas

Segundo o anuário, a investigação desse tipo de crime tornou-se mais complexa porque boa parte das fraudes é praticada por grupos que atuam em outros estados, utilizando contas bancárias de terceiros para ocultar a origem e a movimentação do dinheiro obtido ilegalmente.

Esse cenário exige atuação conjunta das polícias civis, órgãos de inteligência, instituições financeiras e Banco Central para identificar os responsáveis, bloquear transferências e recuperar valores desviados.

Enquanto os golpes virtuais avançam, os crimes patrimoniais cometidos com violência, como os roubos, continuam em queda no Acre, reforçando a mudança no perfil da criminalidade, cada vez mais concentrada no ambiente digital.

Por: m
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.