O Juruá em Tempo O Juruá em Tempo
Acre

Grupo UBEC e Diocese de Cruzeiro do Sul promovem missão voluntária na Amazônia

Por Redação Juruá em Tempo. Fonte: redação O Juruá em Tempo. 17/07/2026 às 14:05

O Grupo UBEC promoveu, de 29 de junho a 11 de julho, a 1ª edição de sua Missão de Voluntariado, sob o tema “Caminhar Juntos, Arder Corações”, realizada em parceria com a Diocese de Cruzeiro do Sul (AC). A missão reuniu 58 voluntários dos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal, entre educadores, estudantes universitários, colaboradores e religiosos das instituições associadas ao Grupo, em uma experiência de atuação junto às comunidades da região amazônica.

O projeto foi desenvolvido no território onde está localizada a primeira escola social do Grupo UBEC, o Colégio Católica São José, e reforça a parceria construída com a Diocese de Cruzeiro do Sul e a eclesialidade do Grupo. Ao longo da missão, os voluntários participaram de atividades formativas, encontros comunitários e oficinas temáticas, em uma experiência de aprendizagem mútua, diálogo, espiritualidade e compromisso social. Dentre as ações se destacam a visita às cidades da Diocese em meio a territórios e escolas indígenas, instituições sociais e eclesiais, paróquias, hospital, espaços de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e escolas nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Tarauacá.

A iniciativa expressa, na prática, a função social da educação católica, que não se limita aos espaços escolares e se estende ao cuidado com a vida, à defesa dos povos e territórios amazônicos e ao cuidado com a Casa Comum. Para Joaquim Silva, coordenador corporativo de pastoralidade da UBEC e responsável pela Missão, a experiência missionária traduz, na prática, o jeito de ser, educar e evangelizar do Grupo. “Ao caminhar junto às comunidades de Cruzeiro do Sul, reafirmamos a função social da educação católica e o compromis¬¬so do Grupo UBEC com o cuidado da Casa Comum. É um gesto que se inspira no chamado do Papa Francisco, no Pacto Educativo Global, e no convite do Papa Leão XIV, a traçarmos novos mapas de esperança — para a educação e para a vida das pessoas que servimos”, afirma Joaquim.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, também destacou a importância da parceria e da presença dos voluntários junto às comunidades atendidas durante a experiência missionária. “A missão nos recorda que a Igreja se faz presente quando sai ao encontro das pessoas. A presença dos voluntários do Grupo UBEC em Cruzeiro do Sul é um sinal concreto de comunhão, solidariedade e compromisso com a dignidade humana. Que essa experiência continue gerando frutos de esperança, serviço e transformação na vida de todos os que participaram desta caminhada.”

Sobre o Grupo UBEC
O Grupo UBEC, com sede em Brasília (DF), é uma organização civil sem fins lucrativos, com 53 anos de atuação em várias regiões do Brasil e no exterior, oferecendo educação de qualidade a milhares de estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior.

Sair da versão mobile