Controladoria Geral vai capacitar servidores do Estado em curso sobre controle interno

A Controladoria Geral do Estado (CGE) vai realizar, nos dias 9 e 10 de dezembro, o 1° Curso de Controle Interno, Atuação da Unidade de Controle Interno, cujo objetivo é de orientar os servidores estaduais quanto à estruturação das unidades de controle interno nos órgãos governamentais.

O conteúdo, que será ministrado pelos próprios técnicos da CGE, não terá custo ao erário público e será dividido em duas etapas. De acordo com o controlador geral do Estado, Luís Soares, a capacitação, que será realizada no auditório da Sefaz, das 8 às 17 horas, é aberta para todos os servidores estaduais que atuam no controle interno, ou que tenham interesse em se especializar no setor através de troca de experiências.

“Estamos fazendo de tudo para qualificar e treinar pessoas que estejam voltadas ao controle interno ou não, e aquelas que queiram ingressar nessa área e que sejam voltadas à contabilidade e à economia pública. O curso é de aspectos legais e práticas aplicadas ao controle interno setorial. Essa orientação vem de encontro com aquilo que precisamos no momento. Um controle interno bem atualizado, com um cronograma de execução de auditoria atual e novo. Os nossos técnicos internos que vão ministrar o curso, que não terá custo algum ao estado”, explica.

O controlador geral do Estado destacou ainda que o curso dará continuidade ao cronograma de estruturação do controle interno em todos os órgãos do estado. Ele salientou a importância da capacitação do servidor para a execução das ações de controle e das parcerias para a realização do evento.

“Durante os dois dias de curso, os servidores perceberão que diversas ações de rotina são tarefas de controle já exercidas. Tenho certeza que será o início de um processo de aprendizado que vai perdurar com treinamentos mais aprofundados, específicos sobre matriz e auditoria de riscos e auditorias operacionais. Quero agradecer o apoio da secretária de Fazenda, Semíramis Dias, que cedeu o auditório para a realização do aprendizado, além da parceria fundamental do procurador geral do Estado, João Paulo, que inclusive me deixou à vontade para solicitar cursos que a PGE possa aplicar para reforçar as atividades de controle interno”, finaliza Soares.

O 1º Curso de Controle Interno da CGE conta com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além dos técnicos da própria Controladoria Geral do Estado.