Em surto, Cruzeiro do Sul tem mais de 600 casos confirmados de dengue e um óbito neste ano

Enfrentando um surto de dengue, o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, registrou no mês de janeiro mais de 1,7 mil notificações da doença e pelo menos 650 casos confirmados, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.

Uma adolescente de 16 morreu no início do mês, com dengue grave e uma menina de 11 anos também foi a óbito no último domingo (26) com suspeita da doença. O caso ainda está em investigação.

Muana Araújo, coordenadora da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul, disse que o município reforçou a quantidade de agentes de endemias e também o atendimento médico nas unidades de saúde.

“Hoje, nós temos duas unidades de saúde que funcionam das 7h às 19h, com médicos em regime de plantão. Além disso, o município adquiriu, com recursos próprios, o teste rápido para ter o diagnóstico mais rápido e também foi adquirido um larvicida que mata a larva em até cinco minutos após a aplicação”, disse.

Um arrastão de limpeza também deve ser feito no município nas áreas mais afetadas para tentar erradicar os focos do mosquito.

“Tivemos informação que o inseticida já está sendo transportado. Então, são ações integradas, não é só inseticida, não é só larvicida, são ações integradas que trazem resultados positivos”, conclui.

loading...