22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Em Cruzeiro do Sul, detentas estão há dois anos sem banho de sol

Por

- Publicidade -

As 44 detentas do Presídio Feminino Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, estão há dois anos sem banho de sol. O problema foi constatado durante uma visita feita pelo promotor de Justiça, Iverson Bueno, e pelo juiz de direito Hugo Torquato.

O promotor anunciou que vai instaurar inquérito contra o estado para que medidas concretas e urgentes sejam executadas pelo Governo do Estado. O banho de sol é um direito que as pessoas privadas de liberdade têm. É uma medida de preservação da saúde do preso.

São três pontos básicos de reclamação das presas: o banho de sol, falta de medicamentos e transferências não executadas.

A falta de um presídio feminino em Tarauacá aumenta a demanda da unidade de Cruzeiro do Sul. Das 44 presas na Manoel Neri da Silva, 27 são de Tarauacá. Além disso, os custos do processo aumentam também.

Cada audiência das mulheres presas em Tarauacá exige uma logística complexa e cara para ser mantida, uma vez que a detenta tem que ser levada até o fórum de Tarauacá para responder ao processo e depois voltar a Cruzeiro do Sul.

Por nota, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) disse que o solário ainda não foi construído por falta de verba. “O Iapen vem buscando recursos para estruturar o espaço do banho de sol das reeducandas”, justifica a direção em uma curta nota oficial.

Nota de Esclarecimento

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da direção da unidade prisional, Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, explica que vem buscando recursos para estruturar o espaço do banho de sol das reeducandas. O Iapen entende que essa prática é um direito da pessoa privada de liberdade, contudo a administração do órgão tenta alcançar alternativas para a solução dessa problemática.

- Publicidade -
Copiar