23.4 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Dia D de Combate à Hanseníase é realizado em Rio Branco

Por

- Publicidade -

A vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, participou do Dia D de Combate à Hanseníase, em Rio Branco, nesta quinta-feira, 30. O evento foi promovido pelo Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), alinhado à Semana Municipal de Combate à Hanseníase, promovida pela prefeitura de Rio Branco.

O Dia D oferta testes rápidos de saúde e conversas sobre a doença e seu tratamento, além de abordar a questão do preconceito social, com a presença de pessoas que sofreram com a doença e com o isolamento que era imposto aos infectados, entre 1930 e 1980. O encontro contou com a presença da coordenadora nacional do Morhan, Lucimar Batista.

“O governador Tião Viana, quando era senador, foi incansável na luta pela conquistas de direitos às pessoas que sofreram com a separação da sociedade na década de 1980. Hoje, o governo continua muito sensível à causa e fortalece as ações de combate à doença e ao preconceito”, disse a vice-governadora.

Na década de 1980, o Acre registrava um dos maiores índices da doença no país. Eram 110 pessoas infectadas a cada 10 mil habitantes.

Em 2014, o índice reduziu a 1,4 caso a cada 10 mil habitantes. “Nós conquistamos muito no combate à doença, e ainda vamos reduzir mais esse índice. Mas outro ponto que precisamos enfatizar mais é o combate ao preconceito”, disse Franciely Gomes, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Nosso trabalho de apoio aos que sofreram com o isolamento social e às pessoas que tratam contra a hanseníase precisa do apoio de todos. Por isso, o Morhan está de portas abertas para receber ajuda”, destacou a coordenadora do Morhan no Acre, Terezinha Prudêncio.

 

Hanseníase

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Afeta a pele, mas pode atingir também os olhos, nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

Depois de um período infectado, o paciente começa a apresentar sintomas como manchas esbranquiçadas e dormência na pele. A orientação é buscar atendimento médico imediatamente, para dar início ao tratamento e evitar sequelas.

- Publicidade -
Copiar