23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Arquidiocese de NY indenizará vítimas de pedofilia

Por

- Publicidade -

O arcebispo de Nova York, cardeal Timothy Dolan, anunciou que sua arquidiocese indenizará vítimas de abusos sexuais por parte do clero.

De acordo com um comunicado divulgado pelo religioso, cerca de 170 pessoas que dizem ter sido alvo de pedofilia se apresentaram, e foi criado um fundo com o único propósito de ressarci-las. “O programa ajudará a levar paz àqueles que sofreram abusos por membros do clero desta arquidiocese”, afirmou Dolan.

O arcebispo de Nova York ainda ressaltou que não foi estabelecido um teto para as indenizações, mas deixou claro que quem aceitar o acordo não poderá processar a Igreja. Os Estados Unidos são um dos países que mais sofreram com casos de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos.

Um dos episódios mais emblemáticos foi parar no cinema, por meio do longa “Spotlight: Segredos Revelados”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2016. A obra narra uma investigação do jornal “The Boston Globe” sobre como a arquidiocese de Boston trabalhou para encobrir casos de pedofilia durante décadas.

Para isso, usava de maneira recorrente a prática de transferir padres envolvidos em abusos.

 

(ANSA)

- Publicidade -
Copiar