29.4 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Decisão unânime do STJ a favor de Tião Viana repercute na Câmara e no Senado

Por

- Publicidade -

Um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivar, por unanimidade, o inquérito de investigação que citava suposto envolvimento do governador Tião Viana na Operação Lava Jato, parlamentares repercutiram amplamente o fato. Sem indícios de qualquer ilegalidade, o STJ arquivou a denúncia e deu por encerrado o caso, conforme recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR) feita ainda em fevereiro deste ano.

Os senadores Jorge Viana (PT-AC), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Kátia Abreu (PMDB-TO) e os deputados federais Leo de Brito (PT-AC) e César Messias (PSB-AC) ressaltaram o fato de que, por unanimidade, os 15 ministros da Corte Especial do STJ votaram pelo arquivamento envolvendo o nome do governador. Jorge Viana usou a tribuna do Senado Federal nesta quinta-feira, 6, para falar sobre o caso que envolveu a honra e a dignidade do governador.

“Tenho muito respeito por todos os que compõem o Ministério Público, Polícia Federal, Justiça, que com seriedade procuram livrar o Brasil da chaga da corrupção, mas hoje estamos num país em que o denuncismo também está posto, e as autoridades têm que apurar. No caso, houve uma citação, que se transformou numa investigação, mas, nesse ínterim, o governador Tião Viana teve sua honra atingida.”

O senador falou ainda sobre os danos de imagem sofridos pelo governador. “Fica esse período de suspensão que magoa, que cria danos, porque a imagem é danificada. E que esse processo sirva de exemplo para outros, seja de que partido for. Que não haja condenação prévia, que não haja sentença prévia, que não haja pré-julgamento e que se espere a decisão final da Justiça. Tivemos com o governador Tião Viana a justiça sendo feita, e isso é importante para a nossa família, é importante para o governador, e penso ser importante para todo o Acre.”

Senadoras também se manifestam

Ainda na plenária do Senado, as senadoras Vanessa Grazziotin e Kátia Abreu aproveitaram para dar palavras de solidariedade ao governador Tião Viana.

“Gostaria de ressaltar o julgamento de ontem no STJ, que inocentou o governador do Acre, Tião Viana – aliás, ex-senador e ex-presidente desta Casa -, de uma série de denúncias que, já diziam eles, levianas e infundadas”, disse Grazziotin.

Kátia Abreu fez coro às palavras da senadora amazonense. “Parabenizo o governador Tião Viana, do Acre, que foi julgado e inocentado. E isso é extraordinário para a política brasileira, independentemente de partido. Para as pessoas entenderem que há os maus e os bons políticos, mas eu creio que os bons sejam uma grande maioria.”

Parlamentares acreanos

Em sua página no Facebook, o deputado César Messias, ex-vice-governador do Acre entre 2007 e 2014, também repercutiu a absolvição. “Tião Viana é uma das pessoas mais honradas e honestas que já tive o prazer de conhecer. É um pai de família exemplar, um homem público ético e um gestor que prioriza o bem comum e o melhor para o estado que administra. Agora, que sua inocência está comprovada, cabe à imprensa reconhecer seu erro ao fazer o pré-julgamento.”

O deputado federal Leo de Brito usou a tribuna por duas vezes para se pronunciar sobre o assunto, e também ressaltou ainda a honradez do governador, cuja imagem deve ser recuperada após calúnias e explorações desnecessárias do caso.

“Essas declarações feitas por um dos delatores da Lava Jato foram provadas como falsas e sem nenhum conteúdo probatório. Houve uma exposição desnecessária da honra do governador, e isso tem que ser devidamente reparado. Fica a lição devida ao linchamento, muitas vezes feito por setores utilizados de maneira política e por uma imprensa que quer atingir pessoas honradas como Tião Viana.”

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar