23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Obama decreta estado de emergência em quatro estados por furacão

Por

- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama decretou, nesta quinta-feira (6), estado de emergência na Flórida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte por conta da iminente chegada do furacão Matthew, que já deixou mais de 100 mortos no Haiti e na República Dominicana.

Segundo informações da Casa Branca, a medida do presidente autoriza à Agência de Gerenciamento de Emergências (FEMA) do ao Departamento de Segurança “coordenar os esforços de socorro com o propósito de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência” e “prestar a assistência adequada para as medidas de emergência adequadas (..) para salvar vidas e proteger propriedades e saúde pública e segurança”.

De acordo com a nota apresentada, a FEMA está autorizada a enviar equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência. O governo federal contribuirá com 75% dos recursos necessários para a assitência.

O fenômeno Matthew atingiu o Haiti e Cuba como um furacão de categoria 4, em uma escala de 5, pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Depois, foi rebaixado à categoria 3. Mas ao passar pelo noroeste das Bahamas no trajeto em direção à costa atlântica da Flórida, voltou a subir para a 4.

Cerca de 12 milhões de pessoas estão em áreas de risco e, portanto, sujeitos a avisos e alertas de evacuação.

- Publicidade -
Copiar