23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

DNIT confirma não existir rachadura nos pilares da ponte que ligará Rondônia ao Acre

Por

- Publicidade -

Na segunda reunião da Comissão Temporária Especial formada para averiguar denúncias referentes à existência de rachaduras nos pilares da ponte em construção sobre o rio Madeira, que ligará os Estados de Rondônia e Acre, o presidente, Jesuíno Boabaid (PMN), e o relator, deputado Dr. Neidson (PMN), receberam para esclarecimentos, membros do DNIT e da construtora responsável pela obra.

O analista de infraestrutura do órgão federal, Juraci Gomes Batista, informou que acompanha a obra desde o seu início, em dezembro de 2013, e que até o momento o DNIT não tem conhecimento da existência de rachaduras de fato.

Segundo ele, o DNIT está 100% todos os dias, indiretamente, na obra, “através dos olhos de seus supervisores”. Juraci convidou os deputados a fazerem uma visita para constatarem, de perto, o andamento da construção e comprovarem que as denúncias não têm fundamento.

O engenheiro da construtora Arteleste, responsável pela obra, Cleider Augusto Razzini, informou que, semanalmente, técnicos do DNIT local e de Brasília acompanham a evolução da obra e possíveis problemas. Razzini também estendeu o convite aos deputados e garantiu que 55% do cronograma físico da ponte foi concluído em agosto e a previsão é de 70% seja executado até dezembro deste ano, tendo sua conclusão total em 2018.

O supervisor de obras do DNIT, Fernando Ferreira, disse que constantemente a obra recebe visita de acadêmicos universidades e comissão de políticos, tanto de Rondônia quanto do Acre. Para ele, a visita da Comissão Especial elucidará melhor a realidade da obra.

O relator Dr. Neidson confirmou que por duas vezes acompanhou outros políticos de Rondônia e de outros Estados em visita à construção. O parlamentar sugeriu que na próxima visita, onde irá como membro da Comissão Especial, um engenheiro do Corpo de Bombeiros possa acompanhar os deputados.

A sugestão do parlamentar foi acatada pelo presidente Boabaid e recebida de forma positiva pelos representantes do DNIT e da Arteleste.

Jesuíno disse ter ficado satisfeito com as informações e agradeceu a presença dos representantes pela disposição em comparecer para prestar os esclarecimentos, apresentarem documentos, e ressaltou que o objetivo da comissão é trazer à tona o que é verdadeiro e garantir que a obra ofereça segurança.

Após a visita dos deputados à construção da ponte, o relator Dr. Neidson confeccionará o relatório final da Comissão Temporária Especial.

- Publicidade -
Copiar