Rio Branco, Acre, 28 de julho de 2021

População prestigia desfile do 7 de setembro na comemoração da Independência do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Independência do Brasil, comemorada no 7 de setembro, é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política da nação.

Por isso, na manhã desta quinta-feira, 7, um grande desfile cívico e militar marcou as comemorações dos 195 anos da Independência do Brasil, com grande presença do público que lotou as arquibancadas disponíveis ao longo da Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco.

Organizado pelo governo do Estado em parceria com as instituições civis e militares, a programação começou com os comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado prestando continência ao governador Tião Viana, que aproveitou o momento para expressar a necessidade de esperança neste momento para o país.

“Do mesmo jeito que cada cidadão celebra o dia do seu aniversário, hoje celebramos o dia do nosso país. Um país que nos faz como comunidade e que nos faz sonhar um futuro sempre melhor. Então hoje é um dia de amor a nossa terra, onde tivemos nossas origens e oportunidade de viver. E que o caminho do nosso povo seja sempre de união, paz e construção de um mundo mais justo”, disse o governador.

Prestígio pela população

Mesmo num feriado, inúmeras pessoas acordaram cedo para prestigiar o desfile. Gente como a senhora Maria Lúcia de Lima, que acompanhada da filha e a nora, assistiu o desfile em que o filho estava participando.

“Meu filho é do Exército. Tenho muito orgulho dele e viemos vê-lo desfilar. Pra mim é muita felicidade o ver marchando com sua farda”, conta Maria.

Encostado na grade, o senhor Raimundo Nonato Seixas revela que era a primeira vez que assistia um desfile do 7 de setembro. “Eu morava longe, mas hoje deu vontade de vir e eu vim cedo pra ver de perto. Agora tô aqui, vendo o movimento, assistindo tudo direitinho, porque a gente só entende as coisas se ver e participar. Eu tô gostando”.

Em Cruzeiro do Sul…

O desfile cívico de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi comemorado em Cruzeiro do Sul, neste quinta-feira (7). Esse ano, a novidade ficou por conta da participação das escolas das redes municipal e estadual que voltaram a desfilar este ano. Há três anos que o desfile era realizado apenas com os militares.

A volta das escolas no desfile foi motivo de alegria a estudantes e gestores do município. O diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, Jair Souza, disse que a participação das escolas deve ser feita todos os anos. “É preciso retornar com esse espírito de patriotismo nas escolas e na sociedade. A nossa escola resolveu trazer um quantitativo grande para prestigiar o nosso país”, afirmou.

As atividades iniciaram com o hasteamento das bandeiras, realizado ao som da banda do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. Em seguida, as tropas da Exército abriram o desfile seguidas da Marinha, Aeronáutica, Comando de Operações Especiais (COE), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Os bombeiros e policiais mirins também participaram. As escolas municipais e estaduais finalizaram o desfile.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!