28 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Saúde promove conscientização e controle da qualidade da água e solo no Juruá

Por

- Publicidade -

Técnicos em gestão e planejamento ambiental dos programas Vigiagua e Vigiagrotóxicos da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participaram nesta semana (de 11 ao dia 15) de uma extensa programação nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima.

Além da supervisão técnica da execução dos programas nos municípios, foi realizada a Oficina de Planejamento do Programa Vigiagua e coleta de amostras de água nos sistemas de abastecimentos de água para análise de agrotóxicos.

Também houve distribuição, para os trabalhadores rurais desses municípios, de folders informativos sobre agrotóxicos, explicando os impactos à saúde e ao meio ambiente que o uso desses produtos pode causar.

“Acompanhar a interação do indivíduo com o meio ambiente é um dos papéis da Vigilância em Saúde Ambiental, além de identificar e orientar quanto às medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambiental relacionados às doenças e outros agravos à saúde”, explicou a técnica em Gestão Ambiental Leillyanne Maia.

Os programas, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde (MS) e coordenados pela Sesacre no estado, visam assegurar a qualidade da água para consumo humano, verificar o uso de contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar