24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Tempos Cinzentos: Casal entra na justiça para manter pinturas em muro particular

Por

- Publicidade -

por Leandro Altheman

Na esteira dos recentes acontecimentos que envolvem a retirada da exposição queermuseum em Porto Alegre-RS, a ‘prisão’ de um quadro pela PM em Campo Grande-MS e a decisão judicial que tirou do palco uma peça por supostamente ofender valores cristãos em Jundiaí-SP, agora é a vez de Rio Branco-AC seguir a tendência reacionária nacional.

Fauna e Flora amazônica são retratados no mural

A revolta dos moradores da Chácara Ipê, área nobre da capital do Acre, foi contra um grafite encomendado pelo casal Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida para decorar o muro externo de sua residência.

Diferente do que ocorreu na exposição queermuseum, desta vez não há nada que possa se alegar como ‘ofensivo’ nos desenhos.

O líder sindical Chico Mendes
Mulheres na Revolução Acreana: Angelina Gonçalves
O poeta Hélio Melo

 O grafite traz referências regionais com representações da Floresta, fauna e flora local, uma representação de um indígena e de um seringueiro, a heroína da revolução acreana, Angelina Gonçalves e a figura do seringueiro, líder sindical e referência no movimento ambientalista mundial, Chico Mendes. O mural encomendado pelo casal retrata ainda referências à artista Frida Kahlo, Chico Buarque, Che Guevara e ao músico Belchior, falecido este ano.

Moradores parecem ter se revoltado com a representação de Che Guevara

Uma assembleia de moradores, sem a presença do casal, exige a retirada imediata das pinturas, sob a pena de uma multa de 25 mil reais. A alegação é de que a pintura estaria ‘fora dos padrões’ do condomínio. No entanto, uma rápida caminhada pela Chácara Ipê revela que na verdade, não há um padrão para os muros do condomínio e que na verdade, boa parte deles sequer recebeu reb

 

oco.

Muros do condomínio não possuem o tal ‘padrão’ alegado.

O casal entrou na justiça contra a decisão do condomínio, provando com fotos que não há o tal padrão alegado. A ação também salienta que em 10 anos, nunca um morador foi notificado para ‘padronizar’ o muro. O resultado é um aspecto bastante irregular do condomínio: muros sem reboco, outros apenas com reboco já velho e um ou outro com diferentes pinturas. Muitos deles apresentam mau estado de conservação.

Para Edvaldo, a alegação de ‘fora do padrão’ para a decisão do condomínio serve apenas para camuflar a real motivação: “É puro preconceito. O Che (Guevara) e Chico Mendes foram a gota d’Água pra uma certa gente conservadora.” A maioria dos comentários nas redes sociais comprovam a tese de Edvaldo:

“Eu não acho que a imagem de Antônio Belchior, Chico Mendes, Che Guevara, Chico Buarque e Hélio Melo seja arte!! E sim alguns dos principais rostos do socialismo e comunismo que nada mas é a ideologia defendida por eles!”, escreveu um internauta na reportagem na imprensa estadual.

“SÃO UNS COMUNISTAS DE MERDA….”, “grita” em caixa alta, outro internauta

Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida são eles próprios, ícones da ideologia socialista no Acre. Fundadores do PCdoB no estado, Edvaldo já foi deputado Estadual por três mandatos e Perpétua Almeida, foi deputada federal por dois mandatos.

O episódio mostra que não há limites para aquilo que pode sofrer perseguição: sexualidade, gênero, religião (como o ataque a terreiros no RJ) e ideologia podem, do dia para noite, se tornarem um novo alvo para mais censura e repressão.

- Publicidade -
Copiar