24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Acre vai sediar fórum com governadores da Amazônia Legal para discutir segurança, turismo e meio ambiente

Por

- Publicidade -

Com a presença de governadores de nove estados, a 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal vai discutir, dentro de câmaras temáticas, os temas segurança, comunicação, meio ambiente e turismo que são abordados em todas as edições do fórum. O evento está marcado para o dia 26 de outubro em Rio Branco, capital acreana. Os governadores do Peru, Bolívia e o ministro do Meio Ambiente da Colômbia também foram convidados.

Entre os temas que devem ser debatidos estão estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável. Além do Acre, os governadores do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins também entram no debate. Após a discussão dentro das câmaras os líderes devem fazer a leitura de uma carta com o resultado dos trabalhos.

O evento é um preparatório para a Conferência das Partes (COP-23), marcada para os dias 6 a 17 de novembro. Um dos focos do encontro em Rio Branco é a proposta para oficializar o Consórcio Amazônia Legal. A oficialização resultaria em um acordo entre os nove estados possibilitando a implementação de políticas públicas para exploração e desenvolvimento sustentável da região.

Encontro de Governadores do Brasil

No dia 27 de outubro, Rio Branco vai sediar o Encontro de Governadores do Brasil Pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, Uma Emergência Nacional. Nesse dia, o evento também vai reunir governantes de todos os estados, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara Federal, Senado Federal, Colegiado de Procuradores Gerais do Brasil e Presidência da República.

O Comando Militar da Amazônia e do Exército também confirmaram presença para discutir o tema, segundo informou o Governo. Assim como os ministros da Justiça e Defesa.

- Publicidade -
Copiar