23.2 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Catedral de Nossa Senhora da Glória poderá se tornar patrimônio histórico-artístico nacional

Por

- Publicidade -

O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) entrará com pedido no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para tornar patrimônio histórico-artístico a Catedral e os Conventos Católicos de Cruzeiro do Sul.

“Por sugestão do prefeito Ilderlei Cordeiro, nós vamos incluir ainda o Cais, o antigo Fórum e a Casa dos Ruela”, explica Moisés.

O parlamentar acreano e o prefeito de Cruzeiro do Sul se reuniram nesta semana com o diretor de Patrimônio Cultural do IPHAN, Andrei Rosenthal, pra discutir os procedimentos.

O primeiro passo será a instalação de uma comissão especial, pra elaborar um inventário histórico-artístico dos prédios, reunindo líderes religiosos, moradores e empresários do entorno, lideranças culturais e políticas e garantir o tombamento em nível municipal.

“Há três meses, reunimos com o bispo Dom Mosé, pra apresentar a proposta e pedir autorização. Ele reuniu o conselho diocesano, que aprovou a nossa proposição . Agora é agir com rapidez e amplitude. Na próxima semana, vou reunir os parlamentares do Juruá, pra se juntarem conosco nessa luta”, informa Moisés.

O segundo passo será apresentar o pedido no IPHAN, através da Câmara Federal, e destinar emenda parlamentar, pra pagar o inventário, que sustentará o tombamento nacional.

“Nós vamos destinar emendas em dois níveis, pra prefeitura de Cruzeiro ajudar nas primeiras melhorias e para o IPHAN fazer o inventário”, explicou o deputado.

O parlamentar cruzeirense diz que os prédios católicos, que serão tombados, são todos de arquitetura alemã do início do século passado e que o tombamento vai possibilitar acessar recursos públicos para sua manutenção e financiamentos especiais para moradores e empresários do entorno.

“É possível transformar Cruzeiro do Sul numa rota de turismo religioso, vinculado às maravilhas naturais da Serra do Divisor”, argumenta o deputado que já foi Irmão Marista.

Moisés diz que o poder público precisa recompensar, e a sociedade reconhecer, o esforço de um século dos missionários católicos do Juruá, em cuidar da espiritualidade do povo e dotar Cruzeiro do Sul de uma arquitetura que é uma verdadeira obra de arte.

O imponente prédio da Catedral de Nossa Senhora da Glória é um marco na história e geografia da região, além de ser o principal cartão postal da cidade. Sua construção teve início em 1957 e foi inaugurada em 65. Possui uma sólida estrutura de arquitetura alemã, mas seu formato octogonal é inspirado na forma das ocas indígenas. Uma das peculiaridades é o seu telhado feito em bronze.

*Foto em destaque: Gleilson Miranda – Agência de Notícias do Acre

 

- Publicidade -
Copiar