Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Arquivos da FAB registram cinco ocorrências de OVNIs no Acre; casos seguem sem explicação oficial
  • Servidora do Ministério do Trabalho no Acre recebe honraria nacional por atuação na dança
  • Esposa e filhos de Lucas Trejo são encontrados mortos na Venezuela
  • Neymar aparece em balada sem aliança em noite de folga da Seleção
  • Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça as leis e políticas que garantem direitos e combatem a discriminação no Acre
  • Viúva só descobriu dívida de quase R$ 1 milhão depois que policial morreu após vício em bets
  • Adolescente sofre queimaduras em cerca de 80% do corpo após explosão com álcool
  • Briga entre irmãos por disputa de terras termina com dois baleados em zona rural no interior do Acre
  • Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no programa Jovem Senador 2026
  • Messi amplia artilharia histórica em Copas e bate novo recorde mundial
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, junho 28
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Conta de luz fica mais cara em outubro

Por Redação Juruá em Tempo.2 de outubro de 20172 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Com o início do mês de outubro, a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, que passou a ser a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. A mudança foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira, 29.

É a primeira vez que o patamar 2 é acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com duas graduações, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes.

A agência reguladora aponta que ainda não há risco de desabastecimento de energia, mas alerta para a importância de os consumidores intensificarem o uso consciente e combater o desperdício de energia elétrica.

O que fazer para economizar

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evitar deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade ou colocar alimentos quentes nela; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo são ações que podem contribuir para evitar o desperdício e também o peso das mudanças no bolso. Com informações da Agência Brasil.

Por:
Travel packages
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.