24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação Infância Protegida e prende 15 pessoas

Por

- Publicidade -

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), iniciou na madrugada desta quarta-feira, 11, a terceira fase da operação Infância Protegida, em Rio Branco. A ação é em alusão ao 12 de outubro, Dia da Criança, comemorado em todo o território nacional.

A operação segue um planejamento estratégico das secretarias de Estado de Segurança Pública e da Polícia Civil do Estado, e tem como objetivo dar cumprimento a mandados de prisão oriundos de sentenças condenatórias prolatadas nos casos investigados pela especializada e divulgar as penas aplicadas, bem como retirar de circulação pessoas com envolvimento em crimes dessa natureza.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão e 2 de internação.  No total, juntas, as penas dos investigados somam mais de 90 anos.

A Polícia Civil trabalha de forma intensa para coibir qualquer tipo de abuso cometido contra crianças e adolescentes. Segundo a delegada Elenice Frez, coordenadora da operação, o trabalho visa, sobretudo, chamar a população para que haja um protagonismo maior acerca das denuncias.

“Nós precisamos da população tenha uma participação maior e nós estamos realizando um trabalho a própria população não se omitir diante dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes que chegarem ao seu conhecimento, demonstrando que os casos são investigados e punidos com rigor”, ressaltou.

A delegada também falou da importância da divulgação das penas aplicadas. “A divulgação das penas aplicadas visa auxiliar na consecução do objetivo primeiro da Lei Penal, que é o efeito intimidativo/preventivo que a reprimenda aplicada pode exercer sobre as pessoas que tem propensão à pratica desse tipo de crime, conscientizando-os de que a lei penal alcança os fatos e os pune duramente”, disse.

Para o secretario de Segurança Pública, Emylson Farias, a participação da população tem sido muito importante para as investigações. “A população tem sido uma de nossas maiores aliadas no combate a criminalidade e esse é o caminhar, de forma unida e de mãos dadas contra a criminalidade”, destacou.

Operação Infanto

Esta é a terceira fase da operação realizada na capital que somam em suas edições 48 prisões. As investigações da operação Infância Protegida tiveram início em março deste ano e é uma resposta do Estado a toda e qualquer pessoa que tente contra a vida de criança ou adolescente.

- Publicidade -
Copiar