27.2 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Acuado, Gladson precisa tomar uma decisão em relação ao vice

Por

- Publicidade -

O vice da discórdia

O Senador Gladson Cameli continua num impasse que pode ser crucial na sua eleição. Às voltas com rachas e divisões entre seus principais aliados, Cameli voltou a se deparar na última semana com seu maior problema até aqui, o vice. Todas as tentativas de escolha esbarraram nos aliados e acabaram em mais divisões internas na oposição.

Na primeira afastou o Bocalom

Na primeira tentativa, o próprio senador, de forma atrapalhada, ofereceu a vice ao mesmo tempo para o DEM e o PSDB. Ao DEM garantiu que seria Alan Rick e não cumpriu com a palavra. A ação desastrada afastou Bocalom, que na época chegou a dizer que o Senador não tinha palavra, foi o primeiro revés.

Mara Rocha

Outra tentativa frustrada foi com a Jornalista e irmã do presidente do PSDB, Mara Rocha, que também não foi adiante por resistência de aliados.

Chapa dos Play Boys

Na terceira tentativa, num arranjo da cota pessoal do senador, Gladson tentou compor com Eduardo Veloso a ‘Chapa dos Play Boys’ e esbarrou na resistência do MDB.

Arranjo Tucano

Na semana passada, mais uma tentativa de sair imbróglio, Cameli tentou requentar o nome de Mara Rocha, mas a indicação de um (a) tucano (a) foi um ‘tapa no ego’ dos caciques do MDB, que rechaçam qualquer possibilidade do vice vir a ser alguém ligado ao Major Rocha.

O dedo do MDB

Embora o senador resista em ceder, não haverá uma saída razoável sem uma construção que envolva o MDB. Os três principais líderes do MDB, Flaviano, Bittar e Vagner Sales não abrem mão de opinar na escolha do vice e não aceitam a composição com o PSDB, especialmente depois de Rocha, em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, ter declarado ‘guerra’ a candidatura de Marcio Bittar ao senado.

Miando como um gatinho

Um ilustre progressista que andava arrotando que Eduardo Veloso seria o vice, que Gladson estava eleito, que nem o MDB e nem o Vagner tinham que se meter na escolha do vice, que já estava decidido que seria o ‘Eduardinho’, como diz ele, andou ligando para aliados do ‘Coronel’ na tentativa de obter apoio para ainda tentar emplacar a ‘Chapa dos Play Boys’. Rugia como um leão, agora já está miando como um gatinho, empresário?!

Nada melhor que um dia depois do outro

Amigo, o mundo dá voltas. Nada melhor do que um dia depois do outro com uma noite no meio. Política é composição, o diálogo é a principal arma nesse negócio… e, ao sair é bom deixar as portas abertas.

Não aceitamos de jeito nenhum

Falei com uma eminente figura do MDB do Juruá sobre a possibilidade de Mara Rocha ou Eduardo Veloso – ambos do PSDB, como Vice de Gladson Cameli. A reposta foi seca, na lata: “não vamos aceitar nenhum dos dois, se quiserem podem indicar, mas, não com o aval do MDB”.

Cabo de Guerra

Por trás do veto do MDB, está a briga silenciosa com o presidente do PSDB, Major Rocha, que ao dizer que trabalharia contra a candidatura ao senado da legenda, reacendeu a velha disputa velada e se pôs na mesa, o cabo de guerra que parece não ter solução, pelo menos em curto prazo, está posto.

Clima tenso no PDT

O Clima no PDT é de nuvens carregadas, nos próximos dias. O deputado Heitor Junior que vinha enfrentando problemas internos no partido, foi convidado a deixar o PDT pelo presidente estadual da legenda, Luiz Thê.

Processo aberto

O PDT abriu um processo disciplinar contra o deputado, o próximo passo é iniciar um processo de expulsão dele da legenda.

Jogo duplo

Segundo fontes ligadas ao partido, Heitor vinha se articulando com o pré-candidato a deputado federal do PSD, Marivaldo Mello, inclusive chegando a participar de reunião com o presidente do BASA. Heitor é acusado por correligionários, de supostamente estar fazendo jogo duplo.

Uma saída honrosa

Luiz Tchê prefere que o deputado Heitor Junior (PDT) tome a iniciativa de pedir para sair. Segundo o presidente a direção nacional lhe daria o direito de sair levando o mandato, caso ele peça para deixa a legenda.

Jéssica x Rudilei Estrela

A imposição do nome do empresário Rudilei Estrela, tio do prefeito Ilderlei Cordeiro (MDB) como candidato a deputado federal, pelo Senador Gladson Cameli (Progressista), continua rendendo dores de cabeça a oposição. Essa é outra briga silenciosa que vem dividindo a oposição do Juruá.

Os mesmos votos no mesmo espaço

Já não dá para sustentar a ideia de que a candidatura de Rudilei (Progressistas), não atrapalha a reeleição da deputada. Os fatos têm mostrado, que o discurso não condiz com a verdade, os dois, Jéssica Sales e Rudilei Estrela, disputam os mesmos votos no mesmo espaços. E inclusive os mesmos apoiadores.

Disputa acirrada

E para acirrar ainda mais a disputa, os apoiadores que elegeram Jéssica Sales, são os mesmos que estão sendo cooptados, um a um, pelo prefeito Ilderlei Cordeiro na tentativa de eleger o tio, Rudilei. Esse embate está apenas começando e promete ser acirradíssimo.

No perde e ganha

No embolado tabuleiro posto até aqui, pelo menos momentaneamente, a deputada Jéssica Sales vem perdendo terreno e aliados para o prefeito e seu tio Rudilei Estrela. Já se foram os dois vereadores mais bem votados do MDB em 2016, Marivaldo Figueiredo e Lucila Brunetta, além de dezenas de lideranças ligadas aos ex-prefeito Vagner Sales.

E não para por aí

A ascensão do grupo de Rudilei Estrela sobre o de Jéssica Sales deve continuar. A coluna tem informações de que até mesmo vereadores ditos leais a Vagner Sales, que tem muito a perder em um eventual racha com o prefeito, se forem apertados devem optar por Ilderlei e Rudilei Estrela.

Só fica dois

Ficam com Jéssica Sales no máximo dois vereadores. Aguardem, é questão de tempo.

Deputado eleito

O prefeito Ilderlei Cordeiro vestiu de vez a camisa da candidatura a deputado estadual, do Vereador Marivaldo Figueiredo, hoje no MDB, e tem dito abertamente que Marivaldo é o seu candidato. Aliados do vereador e do prefeito já dão Marivaldo como deputado eleito nas eleições de outubro.

Os que tiram mais votos

De todos os apoiadores que já perdeu e que ainda vai perder, Marivaldo e Lucila Brunetta, são sem dúvida os que mais tiram votos da deputada Jéssica Sales. Suas bases estão justamente nos bairros onde Jéssica teve a maior quantidade de votos em sua eleição. Os dois não apenas são candidatos, como devem casar votos com Rudelei Estrela.

Vai pedir os mandatos

Falei hoje com dirigente do MDB de Cruzeiro do Sul, que me garantiu: o Jurídico do partido vai pedir na justiça eleitoral os mandatos de Marivaldo Figueiredo e Lucila Brunetta, caso eles optem por sair da legenda para serem candidatos a deputados estadual. Essa novela promete!

Candidatíssimo

Para os que ainda não acreditam, o ex-prefeito Vagner Sales é candidatíssimo a deputados estadual. Vagner entende que sua candidatura é o antídoto contra o prefeito e os vereadores infiéis que tirariam votos de sua filha Jessica Sales na corrida pela reeleição a câmara dos deputados.

PSDB ou MDB um dos dois sairá enfraquecidos da decisão.

Seja qual for a decisão que o pré-candidato das oposições, Gladson Cameli, venha a tomar, vai desagradar um dos dois lados nesse eterno cabo de guerra, MDB – PSDB, e terá consequências ainda não contabilizadas na pré-campanha, que podem ter um custo altíssimo quando a campanha de fato começar. Gladson e os progressistas estão num dilema, escolher um tucano e desagradar a Bittar com seus quatro partidos mais o MDB, ou ceder e esvaziar Major Rocha e o tucanato do bico duro dentro da coligação? De qualquer forma não há uma solução aparente que evite traumas e ajudem a acirrar ainda mais os ânimos já exaltados dentro da oposição. Boa sorte senador! Você vai precisar.

Por Luiz Carlos Rosa

- Publicidade -
Copiar