24.9 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Ilderlei Cordeiro continua sendo um prato indigesto na oposição

Por

- Publicidade -

A traição de Ilderlei Cordeiro ainda não foi digerida pelo grupo do ex-prefeito Vagner Sales e continua gerando problemas dentro da oposição. Segundo informações que circularam na imprensa no dia de hoje, segunda feira (5), Ilderlei Cordeiro teria usado o resultado de uma pesquisa de avaliação de sua gestão, encomendada pelo senador Gladson Cameli (Progressistas), pré-candidato ao governo, para justificar as demissões dos secretários municipais indicados por Sales.

Mais um capítulo na novela

Embora a informação tenha ganhado enorme repercussão, ela é notícia requenta. A coluna já deu essa informação, ainda em janeiro, horas depois do prefeito comunicar os secretários das demissões. Também escrevi sobre o assunto uma matéria intitulada: “azedou de vez! ” Onde foi revelada uma conversa na casa do senador Gladson Cameli, de Cruzeiro do Sul, em que Cameli recomendou Ilderlei as demissões dos secretarios ligados a Vagner Sales.

Determinação do Gladson

“O Gladson me chamou e me determinou: ou eu tirava vocês ou ele se afastava de mim, e eu quero ganhar o governo, tirar o PT, e não tem outro jeito. Não é nada pessoal”. Disse Ilderlei a um dos secretários demitidos.

Gladson na berlinda!

Após a repercussão da demissão dos secretários demitidos e exposição dos motivos, Vagner Sales ligou para Gladson Cameli e exigiu explicações sobre o caso, Gladson ficou de dar um a explicação a Vagner, o que até hoje não aconteceu. Fato é que, o caso ganhou mais um capítulo, na novela da crise que se instalou dentro do bloco de oposição.

Dedo na ferida

A denúncia oferecida pelo MP contra o ex-prefeito, por improbidade administrativa, foi um ‘dedo na ferida’, ainda aberta dentro do MDB do Juruá. O episódio trouxe à tona os fantasmas que ainda rondam as lembranças da ‘Casa do Povo’. Um membro do MDB, disse a este colunista que a situação já foi superada e que o grupo ‘Salista’ deve focar a partir de agora nas estratégias para eleger a deputada Jessica Sales.  Mas, que nem Gladson nem Ilderlei, muito menos Rudilei Estrela, devem esperar tapete ‘azul’ estendido pelo ex-prefeito Vagner Sales… para bom entendedor, meia palavra basta.

Tentando virar a pagina

Do lado do prefeito Ilderlei Cordeiro, há um esforço de retórica, na tentativa de passar um ar de normalidade. O prefeito diz em público que não traiu nem retaliou ninguém, que a mudança no secretariado foi apenas um ajuste necessário na sua gestão. Mas, quem convive com o prefeito diz que ele é rancoroso e vingativo e esta sim retaliando o grupo do agora desafeto, Vagner Sales.

Vai além

Ilderlei não deve parar pela mudança no secretariado. Os Vereadores e lideranças ligadas ao ex-prefeito, já estão sofrendo investidas por parte do atual prefeito, na tentativa de eleger o seu tio Rudilei Estrela deputado federal.

Marivaldo e Lucila Brunetta

Os vereadores Marivaldo Figueiredo e Lucila Brunetta, hoje no MDB, já caíram nas graças do Cordeiro. Ambos devem deixar o MDB, para ser candidatos a deputado estadual. Marivaldo que será o candidato do prefeito, deve ir para o PSD, já Lucila, por sua vez, tem como provável caminho o Progressistas.

Fica com quatro

O MDB já nem conta com Marivaldo e Lucila, nos cálculos internos do partido se conta apenas com Romário Tavares (MDB), Mazinho Farias (MDB), Antônio Cosmo (MDB) e Chaguinha Silva (PDT).

Vagner poder ser Candidato

Membros do MDB de Cruzeiro do Sul, defendem abertamente que o ex-prefeito Vagner Sales deve ser candidato a deputado estadual. O apelo pela candidatura de Sales cresce internamente e aliados veem na candidatura uma forma de reagir ao avanço do grupo de Ilderlei Cordeiro e Rudilei Estrela.

Não votam no Gladson

Muitos membros do grupo do ex-prefeito Vagner Sales, dizem não votar em Gladson Cameli em hipótese alguma. Alguns com quem conversei durante a semana passada, e que não me autorizaram a revelar nomes, dizem que não confiam em Gladson Cameli e não querem, a exemplo do que ocorreu com Ilderlei, levar outra rasteira.

Jogo duplo

Membro do alto escalão da gestão municipal, relatou à coluna, que um partido ligado a FPA, andou tentando se articular para barganhar uma secretaria na prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ao que tudo indica a estratégia não deu certo, o prefeito se nega a negociar com um dos vereadores do partido. Porém, nessa de jogo duplo, alguns podem acabar se queimando com os dois lados… abram o olho, tem muita gente observando as movimentações.

Desespero e bate boca

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, no desespero para se recuperar do desgaste, não para de cometer erros. A última foi um bate-boca, com um internauta nas redes sociais por conta da buraqueira na cidade.

Não tem marqueteiro que resolva

O internauta Lendell Santiago, filho do ex-vice-prefeito Mazinho Santiago, reclamou dos buracos nas ruas do município e o prefeito partiu para a agressão, o acusando-o de criticar sua gestão, por não ter conseguido emprego na prefeitura. Assim não irmão! Você contrata um marqueteiro a peso de ouro para melhorar sua imagem e comete um pexotada dessas. Dessa forma não tem marqueteiro que dê jeito!

Bem, Marcus Alexandre!

O prefeito de Rio Branco e Pré-candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), pretende morar por um tempo em Cruzeiro do Sul. Marcus deve fixar residência provisoria no Juruá depois do dia 10 de abril, quando se afasta da prefeitura para concorrer ao Governo do Estado.

Decisão acertada

A decisão de Marcus Alexandre é digna de elogios, o pré-candidato acerta ao resolver vivenciar a realidade da região, antes de se colocar como postulante ao cargo de maior mandatário do Estado. É preciso conhecer para entender as reais necessidades da região. Caso se eleja governador em outubro, Marcus terá propriedade para encaminhar decisões sobre uma realidade que conhecerá de perto, por ter convivido com as dificuldades do Vale Sagrado. Não se fala com propriedade daquilo que não se conhece, portanto acerta o pré-candidato petista em vir conhecer e melhor o Juruá.

Por Luiz Carlos Rosa

- Publicidade -
Copiar