A divulgação da pesquisa Ibope esperada para esta terça-feira (4) foi suspensa, enquanto o Datafolha cancelou o levantamento que faria esta semana por conta de dúvidas sobre a inclusão do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No caso do Ibope, o portal Crusoé disse que o instituto protocolou um requerimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), questionando se pode divulgar os números com o nome do petista, que na última sexta-feira teve sua candidatura barrada pelo Tribunal.
A sondagem foi registrada no dia 29 de agosto e teve as entrevistas feitas entre os dias 1 e 3 deste mês, ou seja, após Lula ser declarado inelegível. Procurado pelo InfoMoney, o Ibope não deu um posicionamento até a publicação desta matéria.
Já o Datafolha oficializou o cancelamento do registro da pesquisa eleitoral que seria realizada entre 4 e 6 de setembro também por conta do uso do nome do ex-presidente Lula.
Como o questionário contemplava um cenário com o nome do petista, o instituto decidiu não aplicá-lo. Com isso, o Datafolha registrou uma nova pesquisa, que será divulgada na próxima segunda-feira (10).

