23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Seis escolas no Acre tiveram a melhor evolução no Ideb

Por

- Publicidade -

Os dados foram divulgados pelo MEC na última segunda-feira (3). O Estado do Acre tem seis escolas de ensino fundamental da rede pública com a melhor evolução no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2007 a 2017.

As escolas com melhor evolução ficaram acima da meta do Ideb em 2017. Ao todo, três instituições lecionam os anos iniciais do ensino fundamental e as outras três os anos finais do ensino fundamental. Três são mantidas pela rede pública estadual e as outras três pelos municípios.

Cinco das escolas são do interior e ficam nas cidades de Manoel Urbano, Brasileia, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo. Somente uma escola de Rio Branco, capital acreana, apresentou um dos maiores índices de crescimento no Ideb no Acre na última década.

No Brasil, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5.

No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7.Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados.

Na análise do Inep, os números mostram avanços importantes, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, mas também, algumas preocupações que precisarão ser discutidas no âmbito das escolas.

- Publicidade -
Copiar