23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Abstenções representam mais de 27% dos votos no 2º turno no Acre, aponta TRE

Por

- Publicidade -

As abstenções representaram 27,11% dos votos durante o segundo turno das Eleições 2018 no Acre. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), na noite de domingo (28), após a apuração de 100% das urnas. Mais de 71% dos eleitores foram às urnas no Acre.

Durante coletiva no domingo, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari Longuini, informou que 12 urnas foram substituídas em todo o estado, sendo quatro em Rio Branco. Além disso, uma média de 18 mil pessoas, entre servidores e voluntários, atuaram no segundo turno do pleito no estado.

“É sempre esperado que haja uma abstenção um pouco maior para o segundo turno. Mesmo assim, foi uma grande jornada cívica. É um grande desafio fazer eleições no Acre e todos os cidadãos participaram e nós só temos a agradecer a todos os envolvidos, a toda a nossa equipe”, destacou.

Quanto ao registro de crimes eleitorais, a desembargadora afirmou que foram registradas sete ocorrências entre elas a de violação do sigilo do voto com eleitores que fizeram foto e vídeo na urna eletrônica.

Houve ainda casos de transporte irregular de eleitores, violação da lei seca, boca de urna e o caso de um mesário preso por orientação irregular ao eleitor após dizer que a tecla 3 da urna não estava funcionando.

Locais de difícil acesso

O TRE-AC destacou ainda que recebeu a transmissão via satélite da apuração das urnas dos 130 locais de difícil acesso. A presidente do órgão falou que a avaliação do segundo turno foi positiva.

Em relação a problemas com biometria e demora na votação, o desembargador Elcio Sabo Mendes, vice-presidente do TRE-AC, disse que o funcionamento do sistema digital pode ser melhorado. Porém, destacou que a biometria não foi utilizada para agilizar a votação, mas para garantir segurança e evitar fraudes.

“Sempre é possível melhorar. Trabalhando com esse levantamento que vamos realizar junto aos juízes é que vamos construir sempre uma Justiça Eleitoral mais próxima e atendendo mais os anseios da sociedade. Todo o processo é importante para desenharmos uma Justiça melhor a cada dia”, afirmou.

- Publicidade -
Copiar