23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Municípios do Juruá recebem medicação para combate ao tabagismo

Por

- Publicidade -

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) começou a enviar nesta terça-feira, 20, aos municípios do interior do estado medicamentos usados para o tratamento contra o tabagismo.

A medicação auxilia quem deseja parar de fumar. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil em consequência do tabagismo. Outro dado extremamente alarmante é que o mesmo Inca afirma que mais de 12% das mortes registradas no país estão associadas ao cigarro. Por isso, os medicamentos são tão importantes.

Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Tarauacá, que fazem parte da regional de saúde do Juruá, já estão recebendo as medicações. Os quatro municípios estão sendo abastecidos com quase 18 mil adesivos de nicotina e quase 15 mil comprimidos de Bupropiona, medicamento usado para reduzir a dependência da nicotina.

“Essas medicações são extremamente importantes para ajudar o atendimento na atenção básica aos pacientes que querem parar de fumar. Sempre dizemos que o primeiro passo tem que ser a decisão da pessoa em largar o vício do cigarro. O segundo é, quando não se consegue isso sozinho, procurar ajuda profissional. O uso do adesivo e do remédio aumenta as chances de se livrar da dependência tão nociva para saúde como é o tabagismo”, afirma Silene da Silva, técnica da Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre.

Além da regional do Juruá, os municípios de Acrelândia, Capixaba, Plácido de Castro, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, que aderiram ao programa Saber Saúde, do governo federal, vão receber quase 32 mil adesivos e mais de 38 mil comprimidos de medicação.

Ao todo, cerca de mil pacientes vão ser tratados nos 14 municípios que participam do programa.

“Queremos o mais rápido possível entregar esses medicamentos. São mil pacientes que podem, com essa ajuda, se livrar de no futuro ter um câncer de pulmão, um enfisema ou tantos outros problemas que resultam do tabagismo”, explica Silene.

- Publicidade -
Copiar