22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Tião Viana explica demissões e se preocupa com crise em 2019

Por

- Publicidade -

Todos cumpriram com correção seu papel, prestaram bons serviços ao Estado, mas agora chegou o momento crítico de transição e é preciso que essas pessoas também deêm sua contrapartida no processo de austeridade por que passa o Estado, para garantir um fim de ano sem sobressaltos a todos”. Assim o governador Tião Viana agradeceu ao empenho dos comissionados que foram demitidos neste final do mês, para manter a estrutura de governo funcionando, com uma transição tranquila e ordenada. Nos últimos dois dias, 321 pessoas foram exoneradas.

O governador ressaltou que nenhuma demissão ocorreu por problemas políticos, mas meramente administrativos, da necessidade de reduzir cargos e despesas, que levaram ao corte de R$ 85 milhões no orçamento estimado para este ano. O governador afirmou que está completamente à disposição de seu sucessor, vai colocar toda a estrutura do Estado à disposição para qualquer informação necessária a transição, que ele deseja fazer da forma mais republicana possível.

Tião Viana chamou atenção para o quadro de crise econômica e institucional que se avizinha, explicando que o próximo ano, independente das pessoas que foram governar, será muito difícil em termos de orçamento e de cumprimento de metas. Tião Viana disse que vai tirar um tempo longe da política, dedicado às suas atividades profissionais e a família, vivendo de seu trabalho como médico e professor.

O governador estuda formas de abrir mão, possivelmente, da pensão a que teria direito como ex-governador. O governador disse também que caberá a Jorge Viana e a Marcos Alexandre a recomposição do PT e da Aliança em torno da Frente Popular, e que vê os dois políticos como “plenamente capacitados” para realizar essa tarefa. Disse que é muito prematuro traçar quadros para a sucessão municipal e mais ainda para a sucessão governamental em 2022. Disse que o país enfrenta uma situação preocupante com o novo Governo Federal e que vai se manter, junto com seus correligionários, em permanente oposição, democrática e necessária.

O governador tranquilizou os servidores públicos, afirmando que em todo o seu governo o salário foi depositado sempre em dia, que quarta-feira todos os servidores receberam o mês de outubro e que isso deve continuar até o final de sua gestão. Comemorou também informações que mostram a continua queda do número de homicídios no Estado, dizendo que as forças de segurança estão conseguindo conter a violência no Acre. Como curiosidade, Tião Viana relatou que o candidato do PT a presidente Fernando Haddad obteve 82% do voto indígena no estado, apesar de ter sido derrotado nas urnas, no Acre.

- Publicidade -
Copiar