Professores, pais e alunos da Escola de Ensino Fundamental Professor Almada Brito se reuniram em uma caminhada para pedir paz no Calafate, em Rio Branco. O ato ocorreu neste sábado (29), nas ruas principais do bairro.
A Caminhada da Paz já faz parte do calendário escolar da instituição e essa é a 3ª edição. Segundo a diretora da unidade de ensino, Ana Rosa Bispo, durante toda a semana, professores e estudantes reservaram um tempo das aulas para prepararem os cartazes que levaram durante o ato.
“A ideia surgiu porque nós moramos em um bairro violento. O Calafate hoje é considerado um dos bairros mais violentos da nossa cidade e a maioria da nossa clientela é concentrada nesses bairros onde mais a violência tem se alastrado. Nossa preocupação, enquanto escola, é que se faça essa cultura da paz entre nossos alunos e nossa comunidade, porque tudo que nós precisamos é de paz”, disse a diretora
Ana lembrou que a insegurança tem sido constante na região e que a rotina dos moradores acaba sendo afetada.
“Hoje no Calafate nós não podemos mais esperar os ônibus na parada sem corremos o risco de sermos assaltados, os motoristas do Uber não vêm mais aqui. Pedimos paz, para que os alunos possam ir para a escola sossegados, aprender o conteúdo sem se preocupar na volta para casa”, afirmou.
Caminhada após homicídios
No último dia 20, moradores do bairro Calafate também fizeram uma caminhada pedindo o fim da violência na região. A caminhada foi marcada após alguns homicídios serem registrados na região.
Casos mais recentes como do entregador Antônio Cosme da Silva, de 39 anos, morto a tiros enquanto fazia entregas no bairro Calafate. A vítima levou cinco tiros.
Outra vítima foi o servente de pedreiro Samuel Viana, de 29 anos, morto dentro de casa com dois tiros.

