Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Por causa de R$ 172, vereador Felipe Tchê dá soco e ameaça dono de Bar em Rio Branco
  • Idosa de Cruzeiro do Sul que sofreu fraude em empréstimo consignado será indenizada em R$ 5 mil
  • Moto de jovem morto em acidente é furtada de outdoor usado em campanha contra a violência no trânsito
  • Antônia Lúcia faz duro pronunciamento contra ex-marido Silas Câmara e relata agressão e denúncias graves
  • Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Acre
  • Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com carro na Avenida Ceará
  • Trabalhador rural fica gravemente ferido após acidente com trator na zona rural
  • Adolescente fica ferido em acidente entre motocicleta e caminhonete na Baixada da Sobral
  • Cabeleireira é encontrada morta dentro de casa em Rio Branco; companheiro é apontado como principal suspeito
  • Porto Walter autoriza construção de dois sistemas de abastecimento e gestão alcança 30 unidades construídas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Duarte diz que pacientes esperam até 6 horas por atendimento em UPA; gestão justifica

Por Redação Juruá em Tempo.21 de dezembro de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O deputado Roberto Duarte (MDB) reclamou, nas redes sociais, da espera de pacientes que buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco. A unidade que saúde, que atende cerca de 70 mil moradores da região da baixada, é uma das que mais recebem reclamações.

Ao comentar a situação, o parlamentar destacou que “é lamentável saber que uma pessoa que busca atendimento de saúde passa mais de 6 horas aguardando um médico para ser atendido”, e pediu solução por parte da equipe técnica da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

“O diretor de atenção à saúde precisa imediatamente resolver essa questão, lotando e distribuindo os médicos de maneira que não faltem, evitando transtornos às pessoas que buscam atendimento naquela unidade de saúde pública”, pontuou o deputado estadual.

Os atendimentos na UPA da Sobral, segundo Tatiana Calixto, gerente geral da unidade, são em sua grande maioria atendimentos que deveriam ser feitos na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde do município, cuja demanda não é atendida, muitas das vezes, pela falta de médicos ou demora nos agendamentos.

“A grande maioria dos casos que atendemos aqui, são de cores azul ou verde, ou seja, atendimentos que deveriam ser feitos nas unidades de saúde da prefeitura. Aqui, todos são atendidos, sem exceção, mas dentro do tempo para isso. Há prioridades, e esses são sempre os primeiros na ordem do atendimento”, explica Calixto.

Duarte compartilhou a mensagem de um dos seguidores, enviada pelas redes sociais, e reclamando sobre a espera que já durava desde a manhã. O parlamentar tem sido incisivo na cobrança por melhoria no setor de saúde, se alinhando muitas das vezes com políticas da própria oposição ao governo acreano.

“As Upas não são UBSs, nem Uraps, porém, aqui, nós realizamos atendimentos referentes a uma demanda que não é de urgência e emergência. A nossa média de atendimento aqui é de 375 pacientes dia, sendo que mais da metade deveria ser atendida nas unidades do município. Na ordem de atendimento, as prioridades primeiro, e depois os demais, com um tempo maior”, completa.

  • Por João Renato Jácome
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.