Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Mecânico é atacado por cachorros, animal morde celular e aparelho explode no bolso do homem
  • Influenza A, H1N1 e rinovírus circulam no Acre e elevam alerta para doenças respiratórias
  • Governo do Acre antecipa pagamento dos servidores para próxima semana; veja data
  • Recurso do Unidos do Fuxico é deferido e pode mudar resultado do Carnaval 2026 em Rio Branco
  • Adolescente é esquartejado por membros de facção criminosa em em Porto Walter
  • Prefeito César entrega novo veículos aos conselheiros tutelares de Porto Walter
  • Acusado de tentar matar ex-companheira é capturado pela PM em Sena Madureira
  • Com ressalvas, TCE-AC aprova as contas da Aleac referentes a 2020
  • Acreana Raissa Barbosa tenta compartilhar guarda do filho com amigo e gera polêmica
  • Nova resolução define repasses federais para assistência em calamidades e impacta municípios
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, fevereiro 19
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Acreano é promovido a general de Brigada e assumirá comando em Manaus

Por Redação Juruá em Tempo.19 de abril de 20205 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Cruzeirense é o primeiro a Acreano a alcançar o posto de oficial general do Exército Brasileiro. Ele é filho de Sebastião Morais de Carvalho e da ex-vereadora Maria de Nazaré Pereira Lima

Marcelo Pereira Lima de Carvalho é o primeiro acreano a alcançar o posto de oficial general do Exército Brasileiro. Natural de Rio Branco, nascido em 1969, é filho de Sebastião Morais de Carvalho e da ex-vereadora Maria de Nazaré Pereira Lima de Carvalho, a Mariazinha, de Cruzeiro do Sul, cidade onde passou a infância parte da juventude. O General de Brigada Marcelo Carvalho está sendo promovido agora e vai assumir o Comando do 2° Grupamento de Engenharia (2° Gpt E), sediado em Manaus-AM.

O 2° Gpt E tem como organizações militares subordinadas: o 5° Batalhão de Engenharia de Construção (Porto Velho-RO), o 6° Batalhão de Engenharia de Construção (Boa Vista-RR), o 7° Batalhão de Engenharia de Construção (Rio Branco-AC), o 8° Batalhão de Engenharia de Construção (Santarém-PA) e a 21ª Companhia de Engenharia de Construção (São Gabriel da Cachoeira-AM). Portanto, o ofivial general acreano mantem estreitas ligações com o Acre, seu Estado natal.

General de Brigada Marcelo Carvalho tem 34 condecorações por serviços prestados ao país

O novo general de brigada tem uma carreira militar de alta relevância, tendo 24 condecorações por seus serviços prestados ao país, com cargos no Brasil e no exterior. Ele começou seus estudos na Escola Dr. Valério Caldas de Magalhães, na Escola João Kubistchek, no Grupo Escolar Comandante Braz de Aguiar e na Escola São José, todos em Cruzeiro do Sul. Entre 1982 e 1983, estudou no Colégio Militar de Manaus, em Manaus-AM. Em 1986, concluiu o cursou da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP.

Em 1990, concluiu o Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ e em 1997, concluiu o Curso de Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro- -RJ. Em 2004, concluiu o Curso de Especialização em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro-RJ e em 2009, o Curso de Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado- -Maior do Exército, no Rio de Janeiro-RJ.

Realizou, ainda, os cursos de Altos Estudos Militares, de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Operações na Selva Categoria A, de Especialização em Equipamentos de Engenharia e, também, Expedito Mergulhador Autônomo, dentre outros.

No exterior, Em 1996, realizou o Curso de Sapadores, no Fort Benning, nos Estados Unidos, em 1997, o Curso de Supervisor Internacional de Desminagem da Junta Interamericana de Defesa, em Honduras e em 2004, o Curso de Observadores de Missão de Paz, no Chile.

General Marcelo Carvalho (D) tem carreira militar reconhecida

Cargos e missões

Entre os cargos militares que ocupou, destacam-se: No Brasil, foi oficial no 7° Batalhão de Engenharia de Combate, em Natal-RN; instrutor do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ; instrutor do Curso de Engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro-RJ; Comandante da Companhia de Engenharia de Equipamentos e Manutenção, Oficial de Comunicação Social, Oficial de Inteligência, Oficial de Operações e Fiscal Administrativo do 7° Batalhão de Engenharia de Construção, em Rio Branco-AC, Chefe do Centro de Operações e Logística do 2° Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina-PI, Adjunto do Centro de Operações e Chefe da Seção de Logística do Comando do 1° Grupamento de Engenharia, em João Pessoa-PB; chefe da Seção de Acompanhamento de Obras da Diretoria de Obras de Cooperação, em Brasília-DF; oficial de Comunicação Social do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília-DF; e assistente-Secretário do Vice- -Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília-DF. No exterior, foi oficial Coordenador e, posteriormente, Oficial de Operações e Logística, na Missão para Remoção de Minas na América Central, durante a desminagem em Costa Rica, Honduras e Nicarágua; subcomandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti, na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; analista Militar e Humanitário do Centro Conjunto de Análise da Missão, na Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim; membro da Delegação Brasileira na 12ª Conferência das Altas Partes Contratantes da Convenção de Ottawa, realizada em Genebra, na Suíça; oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Exército da República Francesa, na França; membro da Delegação Brasileira na 17ª Conferência das Altas Partes Contratantes da Convenção de Ottawa, realizada em Genebra, na Suíça; e membro da Delegação Brasileira no Fórum Internacional sobre Princípios da Guerra no ano 2035, para membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Paris, na França.

Suas realizações no Exército incluem participação nas obras de manutenção da BR 364, construção da BR 317, construção da Pista de Pouso e Ramais em Santa Rosa do Purús, bem como construção do Aeródromo de Assis Brasil, dentre outras, todas obras no estado do Acre;

As obras de duplicação da BR 101 no Nordeste, da Integração das Bacias do Rio São Francisco com as do Nordeste Setentrional e, também, de Construção do Aeroporto Internacional de Natal; diversas obras rodoviárias, aeroviárias, hidroviárias, barragens e perfuração de poços artesianos no Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Bahia; a gestão das obras realizadas pelo Exército em todo o Brasil; a remoção e destruição de minas explosivas na América Central; a formação e aperfeiçoamento de oficiais, sargentos, cabos e soldados do Exército; a estabilização do Haiti; a Pacificação da Costa do Marfim; e- o acompanhamento e apresentação de proposições relativas ao uso, armazenamento, produção e transferência de minas antipessoais e sobre a sua destruição em nível internacional. Atualmente, antes de assumir suas novas funções, é Chefe da Divisão de Formulação Doutrinária do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília-DF. O futuro General Marcelo Carvalho é casado com a nutricionista potiguar Tereza Cristina Pinto de Carvalho.

 

Jornal A Tribuna

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.