No município de Guajará 37 pessoas estão sendo monitoradas com suspeita de Covid-19. Por enquanto, não há casos confirmados, mas o prefeito Ordean Silva tem se antecipado e adotado medidas de prevenção e enfrentamento.
Por meio de uma parceria com Cruzeiro do Sul, a prefeitura instaurou barreiras de fiscalização onde ocorre, dentre outras medidas, a medição de temperatura de todas as pessoas que entram e saem da cidade.
Ordean também adquiriu 60 testes rápidos de covid-19. A gestão preparou o Hospital do Guajará para atender possíveis infectados. Em caso de agravamento do quadro clínico, o paciente será transferido para o Hospital do Juruá.
O prefeito fez um apelo à população. “O melhor que podemos fazer neste momento é ficar em casa. Pois, caso você contraia a doença, vai contaminar pessoas que ama. Agradecemos o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e dos deputados”, disse.
Vacinação H1N1
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Aline Matos, no município, a primeira etapa de vacinação contra a gripe H1N1 já foi totalmente concluída; já a segunda etapa, não foi iniciada devido a escassez de voos de Manaus para o Guajará. A situação está sendo monitorada e tratada pelo prefeito Ordean.


