O turismo no Rio Croa foi suspenso desde a última quinta-feira (15), após decreto municipal assinado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro. Todas as atividades turísticas do local estão suspensas. Os moradores serão autorizados a sair apenas em caso de extrema necessidade, com indicação de previsão de retorno.
O presidente da comunidade, Pedro Paulo, informou que essa é uma medida preventiva, tomada após os casos de Covid-19 confirmados em Cruzeiro do Sul.
“Nossa medida foi tomada após o alastramento do vírus em nosso país, até a chegada no Acre e, especificamente, em Cruzeiro do Sul. Estamos adotando medidas preventivas para garantir a saúde da nossa comunidade; já que, diariamente, recebemos diversos turistas de vários cantos do mundo”, ressaltou.
A entrada será permitida, ainda, a familiares de moradores que necessitarem de algum tipo de assistência.

Pedro Paulo enfatizou, ainda, as dificuldades financeiras que muitos moradores irão enfrentar nesse momento de crise; uma vez que o turismo é a principal renda dos moradores da região.
“Temos pessoas aqui que vivem disso. Que são barqueiros, que vendem comida ou que têm quaisquer outro tipo de sobrevivência através do turismo; e com essa crise mundial, também estão sendo afetados. O número de turistas já vinha caído a bastante tempo, desde o início dessa pandemia. Esperamos agora contar com o apoio do poder público, municipal ou estadual, para que, de alguma forma, possa haver uma ajuda para nossa comunidade, aos que mais precisam”, finalizou.
Foto: Marco Vicentti.

