24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Exército lança aplicativo Guardiões da Amazônia para combate a crimes ambientais

Por

- Publicidade -

Idealizado, desenvolvido e lançado pelo Exército Brasileiro, através da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o aplicativo Guardiões da Amazônia visa a proteção da região amazônica contra ilícitos ambientais. O aplicativo possibilita que a população realize denúncias anônimas ou identificadas, apenas tirando uma foto do crime ambiental.

“É um aplicativo totalmente anônimo que possibilita a denúncia anônima, ou a denúncia identificada de queimadas, desmatamento ilegal e garimpo ilegal. No aplicativo é necessário apenas tirar uma fotografia e elencar o tipo de ilícito, que imediatamente a foto é referenciada em um mapa e fica disponível em uma base de dados para consulta”, explicou o comandante do 61º BIS, Tenente Coronel Carlos Eduardo.

O aplicativo nasceu junto com a operação Verde Brasil 2. Essa ferramenta também pode ser utilizada pelos orgãos ambientais parceiros que terão acesso aos dados dos ilícitos e poderão empregar seus meios de forma mais eficaz e precisa.

Além disso, as agências parceiras têm acesso a focos de calor de determinada região, bem como alertas de desmatamento gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para a população que pode utilizá-lo estando ou não com sinal de internet.

- Publicidade -
Copiar