Rio Branco, Acre, 24 de setembro de 2020

Nicolau Júnior visita Unidade Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), visitou nesta quarta-feira (16) a Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Acompanhado do diretor, Aslan Barbosa, o parlamentar conheceu de perto o projeto que está sendo executado em benefício dos apenados e da unidade, que vai desde a fabricação de móveis à produção de farinha.

A Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, conta atualmente com efetivo carcerário de aproximadamente 750 reeducandos. O presídio oferece alguns trabalhos internos como Posto de lavagem, marcenaria, oficina mecânica, horta e casa de farinha. Através dessas atividades, o reeducando alcança o benefício da remição da pena, conforme Lei de Execução Penal. Essas atividades são realizadas atualmente por 60 detentos.

O recurso advindo da produção dos apenados, segundo o diretor da unidade penitenciária, é revertido para manutenção do prédio e para a compra de remédios, roupas e outras necessidades dos presos.

“De todo recurso gerado, uma parte é destinado para as necessidades dos presos e outra para a manutenção do prédio e para que toda a produção tenha continuidade.  Sem contar que a cada três dias de trabalho, diminui um dia na pena do detendo”, salientou Aslan Barbosa.

A casa de farinha do Presídio de Manoel Néri da Silva já funciona há mais de 30 anos e é um dos espaços da unidade que serve para a ressocialização dos detentos. Toda mão de obra da fábrica é oferecida pelos presos que apresentam bom comportamento e aceitam cumprir as regras para terem direito ao benefício de progressão da pena.

Para Nicolau Júnior, essa é uma forma de gerar oportunidade para que eles possam trabalhar para diminuir suas penas. “Estou muito feliz com todo o trabalho que está sendo realizado aqui. A produção de farinha, a fabricação de móveis, a horta que está sendo cuidada, tudo é feito com muita dedicação”, enfatizou.

O presidente da Aleac agradeceu convite e parabenizou ainda o trabalho que está sendo realizado na penitenciária pelo diretor Aslan Barbosa. “Não poderia esperar menos do Aslan, meu amigo, uma pessoa honesta e comprometida. Ressocializar é dar ao preso o suporte necessário para reintegrá-lo à sociedade, e ele tem feito isso através desse projeto. Estão todos de parabéns”, complementou.

Mircléia Magalhães

Agência Aleac

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.