Rio Branco, Acre, 1 de dezembro de 2020

Em meio à crise, vice-reitor da Ufac acumula viagens e diárias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O site Juruá em Tempo teve acesso a documentos publicados no Portal da Transparência que comprovam gastos com diárias e passagens pela reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC). Mesmo em meio a uma crise financeira, o vice-reitor da universidade, Josimar Batista Ferreira, recebeu, somente no ano de 2019, mais de R$ 19 mil em passagens áreas e diárias, em plena financeira enfrentada pela instituição de ensino.

A denúncia feita pelo jornal surge em meio ao debate sobre o desempenho pífio de alguns cursos da Ufac no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O curso de Medicina, por exemplo, tirou nota 1. A situação se agrava, ainda mais, nos campus do interior do estado, onde o desempenho dos curso foi pior do que os do campus sede.

É notória a situação constrangedora da Ufac pela falta de material básico em laboratórios como: detergentes, luvas, bancos, reagentes, equipamentos etc. “Faltam materiais básicos; os terceirizados estão com atraso de pagamento e sendo despedidos; falta papel higiênico nos banheiros. Nunca aquela ideia de ‘pão e circo’, política muito antiga, se fez tão atual como agora! Nunca se gastou tanto em ‘mimos’ para acadêmicos, como: garrafinhas de alumínio escovado; kit completo, e de boa qualidade; bolsa notebook, entre outras ações. Não se deve tirar o mérito dessas ações. Incluir digitalmente é importante, mas essas ações nada mais são que névoa densa para encobrir gastos com viagens e diárias que engordam o bolso dos administradores, de um orçamento cada vez mais restritivo das universidades”, disse um aluno.

Os possíveis gastos do vice-reitor e equipe estão disponíveis no Portal da Transparência.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.