24.8 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Curtiu Fallout? Veja 10 filmes e séries de games que valem a pena assistir

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A série Fallout, do Amazon Prime Video, vem fazendo sucesso entre crítica e público. O seriado é uma adaptação do universo de games da franquia homônima da Bethesda e se consolidou como mais uma boa adaptação de dos games para a TV, a exemplo de The Last of Us (2019), The Witcher (2019) e Cyberpunk: Edgerunners (2022). Estes títulos, por sinal, estã disponíveis na Max (antiga HBO Max) e Netflix, respectivamente.

Henry Cavill como o bruxo Geralt de Rívia em The Witcher — Foto: Divulgação/Netflix

O curioso é que, até recentemente, adaptações de jogos para filmes e séries não tinham uma boa reputação. Exemplos como Resident Evil (2002) e Doom (2005) deixaram um gosto amargo na boca dos gamers que esperavam versões cinematográficas épicas de seus jogos favoritos. De uns anos para cá, no entanto, a qualidade desse tipo de projeto vem aumentando – e, consequentemente, as adaptaçõs vêm conquistando a curiosidade do público e o apreço da crítica. Pensando nisso, o TechTudo. Confira!

O anime Cyberpunk: Edgerunners é baseado no videogame Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/Netflix
O anime Cyberpunk: Edgerunners é baseado no videogame Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/Netflix

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar 10 das melhores adaptações de jogos para filmes e séries:

  1. Fallout (2024)
  2. The Witcher (2019)
  3. The Last of Us (2023)
  4. Cyberpunk: Edgerunners (2022)
  5. Sonic: O Filme (2020)
  6. Pokémon: Detetive Pikachu (2019)
  7. Super Mario Bros. (2023)
  8. Cuphead (2022)
  9. Halo (2022)
  10. Tomb Raider: A Origem (2018)
  11. Bônus: God of War e Horizon Zero Dawn

1. Fallout (2024)

Fallout, disponível no Amazon Prime Video, é o sucesso mais recente das versões de jogos em séries. A produção conta uma história original contida no universo da franquia da Bethesda, juntando referências e estruturas narrativas familiares que satisfazem tanto quem é fã, como também pessoas que não conhecem seu universo. A trama pós apocalíptica narra a história de três protagonistas dos quais os caminhos convergem: Lucy (Ella Purnell), uma jovem que deve sair do conforto do abrigo antirradiação para salvar seu pai, Maximus (Aaron Moten), um soldado que deve se provar para o exército da Brotherhood of Steel e o Ghoul (Walton Goggins), um caçador de recompensas com métodos peculiares.

Estrelada por Ella Purnell (Yellowjackets), Aaron Moten (Emancipation – Uma História de Liberdade), Walton Goggins (Justified) e Kyle MacLachlan (Twin Peaks), a série está sendo sucesso de crítica e público, com nota 8.6 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Fallout está disponível no Amazon Prime Video — Foto: Divulgação/IMDb
Fallout está disponível no Amazon Prime Video — Foto: Divulgação/IMDb

2. The Witcher (2019)

The Witcher é uma adaptação dos livros da série Wiedźmin, escritos pelo polonês Andrzej Sapkowski, que também geraram uma franquia de games de sucesso aos quais o seriado faz referência. Na nova versão da Netflix, Henry Cavill (Batman v Superman: A Origem da Justiça) é Geralt de Rivia, um bruxo que caça monstros por recompensas. Lutando para sobreviver, seu caminho se cruza com a feiticeira Yennefer (Anya Chalotra) e a princesa Ciri (Freya Allan), duas mulheres que vão mudar sua vida e fazê-lo encaminhar seus talentos para combater um mal maior que assola o reino onde a trama se situa.

A adaptação live-action desse universo fez sucesso com crítica e público, conquistando média 8.0 no IMDb e 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, e conta com Henry Cavill, Anya Chalotra (Moriarty: The Silent Order), Freya Allan (Coquetel Explosivo) e MyAnna Buring (A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2) no elenco.

The Witcher contou com o ator Henry Cavill como Geralt por três temporadas — Foto: Divulgação/Netflix
The Witcher contou com o ator Henry Cavill como Geralt por três temporadas — Foto: Divulgação/Netflix

3. The Last of Us (2023)

Baseado no jogo de PlayStation, The Last of Us é uma série original da HBO que reconta a história do primeiro jogo da franquia, com Pedro Pascal (Narcos) como Joel e Bella Ramsey (Game of Thrones) como Ellie. A narrativa da série gira em torno desses dois sobrevivendo em um mundo onde um fungo mortal, que controla seres humanos, colapsou a sociedade como conhecemos. Porém, há um interesse de diversas pessoas em algo que Ellie possui, que pode ajudar a estirpar esse fungo da terra e reestabelecer a vida como seus habitantes conhecem.

Sucesso absoluto de crítica, a série recebeu 8.7 de avaliação no IMDb e 96% no Rotten Tomatoes. Também conta com Anna Torv (Mindhunter), Gabriel Luna (Agentes da S.H.I.E.L.D.) e Lamar Johnson (O Ódio que Você Semeia). Os roteiristas são Neil Druckmann, que também escreveu o jogo, e Craig Maizin (Chernobyl).

The Last of Us adapta o primeiro jogo da franquia aclamada da Sony — Foto: Reprodução/IMDb
The Last of Us adapta o primeiro jogo da franquia aclamada da Sony — Foto: Reprodução/IMDb

4. Cyberpunk: Edgerunners (2022)

Cyberpunk: Edgerunners é uma minissérie animada derivada do videogame Cyberpunk 2077, game de sucesso da CD Projekt Red. A animação se passa em Night City, uma cidade distópica dominada por corrupção, crime e novas tecnologias cibernéticas que modificam o corpo dos humanos, e acompanha David, um garoto que perde tudo o que tem em um tiroteio, e decide dar tomar caminhos escusos para sobreviver, se tornando um mercenário, chamado na série de edgerunner.

Disponível na Netflix, Edgerunners alavancou as vendas de Cyberpunk 2077, jogo que passou por maus bocados em seu lançamento, e foi aclamado pela crítica especializada, obtendo uma porcentagem perfeita, de 100% no agregador Rotten Tomatoes, e nota 8.3 pelo público do IMDb.

Cyberpunk Edgerunners é uma animação que expande o mundo de Cyberpunk 2077 — Foto: Reprodução/Netflix
Cyberpunk Edgerunners é uma animação que expande o mundo de Cyberpunk 2077 — Foto: Reprodução/Netflix

5. Sonic: O Filme (2020)

Sonic: O Filme passou por muitos problemas para ser produzido, como a insatisfação dos fãs com o primeiro visual de ouriço, que depois foi alterado, mas isso não impediu o longa de ser um sucesso. O filme traz o amado mascote da Sega para as telonas em live-action, fazendo-o interagir com o mundo real. Nessa aventura, ele cria uma amizade com Tom (James Marsden), xerife de uma cidade pequena que o ajuda a deter o Dr. Robotnik (Jim Carrey), um cientista perverso que pretende roubar o poder e energia de Sonic para objetivos próprios.

O filme, que pode ser alugado no Amazon Prime Video por R$ 6,90, conta com Ben Schwartz (Parks and Recreation) como dublador de Sonic, entre outros atores como Jim Carrey (O Show de Truman), James Marsden (X-Men) e Tika Sumpter (Michelle e Obama). Pela opinião da crítica, o filme ficou com 60% de aprovação no RT e 6.5 no IMDb.

Sonic: O Filme é uma abordagem diferenciada para o famoso ouriço da Sega — Foto: Divulgação/IMDb
Sonic: O Filme é uma abordagem diferenciada para o famoso ouriço da Sega — Foto: Divulgação/IMDb

6. Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Pokémon: Detetive Pikachu é a primeira adaptação em live-action do mundo de Pokémon. Nele, todos os monstrinhos são retratados de forma mais realista, sem perder o carisma que a animação e os jogos da franquia tinham como marca registrada. Nele, Tim (Justice Smith) é um jovem que procura por seu pai, um detetive que desapareceu após um acidente de carro. Precisando de alguém para ajudá-lo nessa missão, Tim irá trabalhar junto com o detetive Pikachu (Ryan Reynolds), antigo parceiro de seu pai, resolvendo os mistérios da cidade em conjunto para encontrar o paradeiro de seu pai.

Disponível no Max e no Amazon Prime Video, o filme recebeu 68% de aprovação no Rotten Tomatoes e 6.5 de média no IMDb. No elenco, estão atores como Ryan Reynolds (Deadpool), Justice Smith (The Get Down), Kathryn Newton (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania) e Suki Waterhouse (Daisy Jones & The Six).

Detetive Pikachu é a introdução do mundo de Pokémon ao mundo real nas telonas — Foto: Divulgação/IMDb
Detetive Pikachu é a introdução do mundo de Pokémon ao mundo real nas telonas — Foto: Divulgação/IMDb

7. Super Mario Bros. – O Filme (2023)

Super Mario Bros. – O Filme transforma o mascote mais amado dos videogames em uma nova sensação no cinemas. Mesmo que essa não seja a primeira adaptação de Mario nos cinemas, o filme foi a segunda maior bilheteria das animações cinematográficas até hoje. O longa retrata Mario e Luigi como irmãos encanadores que trabalham no Brooklyn, e acabam encontrando um cano secreto que os leva a um novo universo. Separados, os irmãos precisam se juntar para compreender o que precisa ser feito para voltar pra casa, e também para aprender a ldiar com as novidades desse mundo tão fora do normal.

Com aprovação de 59% no Rotten Tomatoes, 7.0 no IMDb, o filme possui grande elenco, com as vozes dos protagonistas na versão em inglês com Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Anya Taylor-Joy (O Gâmbito da Rainha), Charlie Day (It’s Always Sunny in Philadelphia) e Jack Black (Escola de Rock). O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Super Mario Bros. O Filme foi sucesso absoluto de bilheteria — Foto: Divulgação/Illumination
Super Mario Bros. O Filme foi sucesso absoluto de bilheteria — Foto: Divulgação/Illumination

8. Cuphead (2022)

Lançada pela Netflix, Cuphead – A Série é uma animação de comédia baseada nos personagens e no mundo do videogame de mesmo nome. Os traços são inspirados nas animações dos anos 30, principalmente as dos estúdios Walt Disney e Fleischer, com expressões caricatas e movimentos fluidos. No seriado, a trama acompanha as desventuras de Cuphead, um impulsivo garoto com cabeça de Xícara, e seu cauteloso mas influenciável irmão Mughead, nas Ilhas de Inkwell.

A animação é a pedida certa para quem gosta de clássicos como Tom e Jerry, Pica Pau e animações antigas da Disney, e foi aprovada com 71% no Rotten Tomatoes, e 7.4 de média no IMDb.

Cuphead é a animação do famoso jogo trazida para as telinhas — Foto: Divulgacão/Netflix
Cuphead é a animação do famoso jogo trazida para as telinhas — Foto: Divulgacão/Netflix

9. Halo (2022)

Halo traz toda a ação frenética e a ficção científica densa do mundo do jogo para uma versão live-action, abordando temas dos primeiros jogos da franquia. A história se passa no século XXVI, onde a humanidade domina a exploração espacial, e encara um conflito contra a raça alienígena Covenant. O protagonista, Master Chief (Pablo Schreiber), é um supersoldado que entra em conflito com seus superiores após se recusar a obedecer uma ordem de extermínio, desencadeando uma jornada de descoberta sobre sua verdadeira identidade e os segredos por trás da guerra contra os Covenant.

Disponível no Paramount+, a série foi bem recebida, com 80% de aprovação no RT e nota 7.3 no IMDb. Entre seus atores principais estão Pablo Schreiber (Orange Is The New Black), Shabana Azmi (Poder e Desejo) e Natascha McElhone (Californication).

Halo é a adaptação em live-action do jogo de ação blockbuster da Microsoft — Foto: Divulgação/Paramount+
Halo é a adaptação em live-action do jogo de ação blockbuster da Microsoft — Foto: Divulgação/Paramount+

10. Tomb Raider: A Origem (2018)

Tomb Raider: A Origem (2018) é o filme mais recente da franquia nos cinemas, sendo os dois primeiros deles criticados por sua falta de fidelidade ao material original, o que não é o caso aqui. Inspirado no jogo de reboot da série, de 2013, o longa apresenta uma Lara Croft (Alicia Vikander) mais visceral e vulnerável, ainda no início de sua carreira como exploradora, que foi motivada pela sua tentativa de desvendar o mistério do desaparecimento de seu pai, que o leva a lugares perigosos.

Com Alicia Vikander (Ex-Machina: Instinto Artificial), Dominic West (The Wire) e Walton Goggins no elenco, Tomb Raider ganhou 53% de aprovação no RT e nota 6.3 no IMDb, e está disponível no Amazon Prime Video.

Tomb Raider: A Origem é a terceira adaptação em filme da franquia — Foto: Divulgação/IMDb
Tomb Raider: A Origem é a terceira adaptação em filme da franquia — Foto: Divulgação/IMDb

11. Bônus: God of War e Horizon Zero Dawn

God of War e Horizon: Zero Dawn serão as próximas adaptações em séries de jogos da Sony — Foto: Divulgação/Sony
God of War e Horizon: Zero Dawn serão as próximas adaptações em séries de jogos da Sony — Foto: Divulgação/Sony

Com o sucesso das novas adaptações, outras séries baseadas em duas grandes franquias da Sony chegarão às plataformas de streaming. God of War, jogo de ação que acompanha Kratos em sua missão de se vingar dos deuses que o puseram em uma posição miserável, será feita pela Amazon Prime Video com previsão de lançamento para 2025. Já Horizon, baseada no jogo de aventura e exploração Horizon Zero Dawn, ainda não tem previsão certa, mas está na fase de escrita de roteiro e será lançado pela Netflix.

- Publicidade -
Copiar