Rio Branco, Acre, 3 de março de 2021

Gladson Cameli recebe vacinas contra Covid-19 e Ministério da Saúde autoriza imunização já para esta segunda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governador Gladson Cameli, junto com boa parte dos governadores de todo o país, participou na manhã desta segunda-feira, 18, da cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde para entrega e distribuição das doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 no centro de logística e distribuição do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, todas as seis milhões de doses adquiridas pelo governo federal por meio do Instituto Butantan serão distribuídas ainda nesta segunda para todos os estados e a vacinação dos grupos que compreendem a primeira fase está autorizada já a partir das 17 horas, no horário de Brasília.

“A todas as famílias das vítimas, recebam a nossa solidariedade, é muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo. E depois de ouvir os governadores, chegamos a uma conclusão que hoje ainda distribuiremos todas as vacinas aos estados e hoje ainda os estados, ao final do dia, já de fato começarão a vacinação”, destacou o ministro da Saúde.

As doses distribuídas são proporcionais à população de cada estado e autorizadas para os grupos que compõem a Fase I do Plano Nacional de Imunização. Nesta primeira leva, o Acre recebe 13.840 doses da vacina.

Segundo o levantamento do próprio governo federal, já estão aptos a receber a vacina no estado 244 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 12.815 indígenas e 6.343 profissionais da saúde, totalizando 19.402 pessoas na primeira fase.

Ontem, após a aprovação de uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan e da Fiocruz pela Anvisa, o próprio presidente Jair Bolsonaro ligou para o governador Gladson Cameli chamando-o para receber as doses.

“A nossa logística já está toda montada, nosso pessoal já está todo aguardando e, dependendo da hora que chegar em Rio Branco, nós vamos começar a fazer a distribuição para o interior do Acre, onde todos os municípios serão atendidos, em parceria com as prefeituras, para a imunização do povo acreano. A quantidade está sendo feita proporcional, mas essa é a primeira fase e o primeiro momento. Ao longo das próximas semanas receberemos novas levas”, destacou o governador em Guarulhos.

Nos últimos dias, o governo do Acre deixou claro que possui seringas em estoque, locais para armazenamento das doses e plano de imunização prontos, esperando apenas o envio das vacinas pelo governo federal. Com a Coronavac, o plano é adquirir 700 mil doses da vacina e imunizar 350 mil pessoas. Já com a vacina da Oxford, a aquisição será de 500 mil doses e o plano é imunizar 230 mil pessoas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.